Translate

2 de janeiro de 2018

Obedecer para Crescer

Pr Cláudio Ferreira
Santa Ceia 03/12/2017
“E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.” (Gênesis 26.12 e 13)
Neste texto percebemos como Isaque prosperou mesmo diante da fome, Deus prometeu prosperar independente do lugar onde ele estivesse. Ele teve o desejo de ir par o Egito, pois, ali não havia fome.
“O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” (Provérbios 16: 1)
A palavra  de Deus nos ensina que a resposta final sempre virá da boca de Deus, e muitas vezes, esta resposta vai contra nossos planos e projetos, Deus disse a Isaque para não descer ao Egito.
Diante das crises, nós tomamos decisões, somos influenciados pelo momento, os cristãos não devem viver do momento, o verdadeiro cristão ele deve viver segundo a palavra de Deus, ela não vai massagear o ego de ninguém, ao contrário, a palavra de Deus vai nos confrontar, nos cobrar mudanças.  Temos que estar preparados para receber a palavra de Deus e colocar em prática aquilo que  Deus nos revela através de sua palavra.
Muitas vezes seremos colocados contra a parede,  porque a palavra nos revela coisas de nosso caráter que nós mesmos desconhecemos, essa mesma palavra nos capacita a vencer os desafios, mas, para que isso aconteça temos que compreender a direção que Deus nos dará para que possamos obedecer. Isaque obedeceu a voz de Deus!
Tem como prosperar em meio à crise? Sim! Diante da crise Deus levou Isaque para a cidade de Gerar e ficando ali, ele se tornou peregrino naquela terra. Deus orientou Isaque para que ele não descesse ao Egito e estabeleceu com ele uma aliança e no meio da crise ele prosperou.  Abimeleque rei dos filisteus se incomodou com o crescimento de Isaque ali naquela terra, o povo temia seu crescimento, então o rei Abimeleque exigiu que ele partisse dali.
Deus permanece fiel mesmo se formos infiéis, aquele que deixa, confessa, muda, e obedece à direção de Deus, colhe os frutos da obediência.
O que aconteceu para que Isaque alcançasse a promessa? Ele simplesmente obedeceu, seguiu a orientação divina. Muitos dizem que entregaram a vida para Jesus, mas entendam, não são as razões humanas que  devem influenciar, mas o Espírito Santo de Deus, Ele irá usar a palavra para orientar.  Se nós ainda permanecemos em dificuldade, é porque nós não descemos na olaria de Deus, Ele não vai entrar no jogo e nos mimar, a palavra de Deus não veio para amaciar o ego de ninguém, também não veio apenas para escolhidos, ela  veio para todos, basta obedecer.
Somos tentados a buscar a felicidade no Egito, precisamos abandonar o conforto e os prazeres do Egito, quem desce ao Egito, não está em busca de uma vida com Deus, mas sim, uma busca de facilidade, de prazer e conforto.
Existem relacionamentos que têm tudo para dar certo, mas trás as imoralidades do Egito e o que era para ser bênção se torna em maldição.
Quando Josué foi lutar na cidade de Ai, Deus deu a ordem de não tocar em nenhum dos despojos, mas, Acã desobedeceu e tomou posse daquele despojo proibido. Diante de Deus nada fica em oculto.
O prazer do cristão deve estar na palavra de Deus, dentro dos padrões que Deus estabeleceu dentro da Bíblia que foi deixado por Deus.
“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.” (Salmos 121: 1)
Deus se responsabiliza pelas nossas vidas, Isaque obedeceu, Deus renovou a promessa que fez a Abraão através da aliança que estabeleceu com Isaque.
Quando obedecemos a Deus, Ele se responsabiliza e nos garante a vitória, mas, para isso, é necessário te ter fé e obediência.
“Assim habitou Isaque em Gerar.” (Gênesis 26: 6)
Deus quer nos exaltar no lugar da nossa humilhação, Isaque obedeceu à voz de Deus, esse é o grande segredo para que Deus manifeste o seu poder em nossas vidas é necessário esperar o tempo da promessa sobre as nossas vidas, Deus não se esqueceu de ninguém,  Deus ainda vai manifestar o que tem para nossa vida, Ele é o nosso refúgio,  fortaleza,  podem cair mil do nosso lado e dez mil à nossa direita, mas nós não seremos atingidos, se estivermos em obediência.
Ainda existem promessas de Deus para se cumprirem em nossas vidas, temos que entender que não somos qualquer um, Deus não age como homem, o homem quando é ferido, ele quer dar o troco, mas, Deus é misericordioso para com as nossas vidas.
Existem promessas sobre as nossas vidas, como havia na vida de Isaque, o que estamos fazendo? Será que temos obedecido?
“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.” (Salmos 32.8)
O Senhor mostrou a Isaque o que ele não deveria e o que deveria fazer e como deveria fazer, o maior inimigo do homem não é satanás, ele só pode tocar em nossa vida se Deus permitir e nós dermos brechas. O nosso maior inimigo são os nossos sentimentos e emoções.  Decisões tomadas diante de uma ferida podem nos levar a caminhos por ódio, com vingança, mas o Senhor quer nos guiar nos guardando e nos livrando de todo mal.
Deus não pode tomar a decisão por nós, somos nós quem escolhemos o caminho, quando escolhemos o caminho da palavra nada nem ninguém pode tocar, ou fazer mal algum porque praga alguma chegará em nossa tenda
As bênçãos do Senhor trazem paz, alegria,  a crise que ocorreu no tempo de Isaque, ele semeou naquela terra e colheu 100 por 1. Como alguém pode plantar na terra seca? Como a terra seca pode dar fruto? Como explicar isso? Loucura? Quem tem promessa pode passar pelo vale da sombra da morte nenhuma mal lhe acontece por que, o Senhor se responsabiliza por justificar e exaltar aquele que obedece.
Isaque plantou e colheu 100 vezes mais quando obedecemos à voz de Deus nós saímos do natural e vivemos o sobrenatural importa que sobre a nossa vida está a promessa de Deus e se as portas estiverem fechadas, elas vão se abrir se estiver enfermo, pela fé será curado! Quando Deus quer nos abençoar em pouco tempo recuperamos tudo aquilo que perdemos.
Precisamos entender que todos somos filhos de Deus, quem aqui quer ver o mal de um de seus filhos? Deus não quer ver o nosso mal, mas nós perdemos o foco de ouvir a voz de Deus, não ouça o seu coração ouça a voz de Deus. Vai chegando um momento em nossas vidas que vamos percebendo que ao ouvir a palavra de Deus vemos Deus nos tirar de um fundo de poço, para um ligar mais alto.
Quando observamos a palavra de Deus é mais fácil perdoar, dizer sim e esperar o momento certo de Deus agir, aqueles que esperam em Deus mesmo na adversidade, Deus não deixa confundindo e envergonhado.
“A bênção do Senhor é que enriquece; e não traz consigo dores.” (Provérbios 10: 22)
Deus pode abrir portas, mas a verdadeira riqueza de Deus é seguir em paz com  todos.
Quando estamos pautados na palavra de Deus não sentimos dores, perdas, pois, se estamos passando por dores e perdas, certamente é porque tomamos a decisão sem a direção de Deus, nossos pais não nos criaram para sofrermos, não existe ninguém perfeito,  mas Deus nos transforma.
“Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.” (Salmos 25: 3)
Quando nós construímos nossos sonhos e projetos obedecendo à voz divina elas não causam dores, mesmo se formos machucados, há cura. Pense nisso!!!


Nenhum comentário: