Animação IBESO

Tradutor / Translate

28 de fevereiro de 2012

ONDE VOCÊ TEM EDIFICADO SUA VIDA?


CULTO DA VITÓRIA
22/02/12


Pr. Cláudio


"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. (Mateus 7: 24 a 27)
O alicerce é o passo principal para uma grande edificação e dependendo deste alicerce as paredes podem cair, assim também é nossa vida espiritual. Muitas vezes alicenrçamos nossa vida em nosso financeiro ou em brigas, e muitas vezes este alicerce não é tão forte para suportar os ventos e chuvas.
Neste contexto, a casa representa nossas vidas, que possamos pensar um pouco, onde estamos edificando nossas vidas? A palvara de Deus nos afirma que o que o homem plantar ele irá colher, para cada ação há uma reação e no mundo espiritual também é assim.
Se somos cristãos devemos cumprir o que o Senhor nos ensinou, pois, Ele não negocia a sua palavra, ou obedecemos e somos considerados como filhos de Deus ou não. O primeiro passo que precisamos dar em nossa vida como adoradores é buscar a santificação, pois este é um dos alicerces a qual Cristo deixou através de sua palavra.
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;"  (Hebreus 12: 14)
Como purificará o jovem seu caminho? Meditando e praticando a palavra dia após dia. A palavra de Deus quando é minsitrada em um culto, escola dominical, quando temos o cuidado de observar o que está sendo dito, e colocamos em prática automáticamente ela produz mudança em nossas vidas.
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;" (Tiago 1: 22 e 23)
Santidade deriva da palavra santo, que é separado, Deus escolheu o seu povo e o separou para o adorar, é um processo que vai moldando nossa conduta e nossos conceitos, quando somos confrontados pela palavra de Deus passamos a ser lapidados por ela.
"Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra?" (Jeremias 23: 29)
A palavra de Deus não volta vazia, e quando e nos tornamos conhecedores, ela vai transformando, lapidando e dando forma em busca de um equilíbrio, existem condutas que a bíblia reprova e quando nós edificamos a nossa vida na rocha, nós compreendemos aquilo que é certo, ou seja, nos deixamos ser moldados por ela.
Nós devemos pegar a palavra de Deus e fazer dela um espelho para nossas vidas e daí em diante  permitir que o Espírito Santo nos ajude nessa mudança, só assim Ele irá  nos capacitar, para que possamos fortalecer nossos alicerces e assim edificarmos nossa vida na palavra.
Edificar nossa vida na palavra é olhar para o livro de Efésios quando aconselha aos pais:
"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (Efésios 6: 4)
 Pais, vocês precisam compreender que seus filhos tem sentimentos, os filhos não são seus, são dádivas de Deus, eles necessitam ser conduzidos pelos caminhos que devem andar. Filhos:
"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo." (Efésios 6: 1)
 Filhos obedeçam seus pais, pois, eles possuem sensibilidade de ver e analisar os caminhos que vocês estão conhecendo. Os pais tem essa autoridade para colocar as coisas em ordem, mas para isso, é necessário analisar a nossa comunhão com Deus, com nossa família, nosso lar, quem esstá dominando nosso lar? Será que somos nós mesmos ou é a tv, ou a internet? Como está nossa aliança com Deus?
Nós precisamos mudar a forma com a qual vemos as coisas, existem pessoas que buscam apenas uma vitória, mas existe uma fonte que quando aberta, ela jorrará todos os tipos de bençãos mas para nos deliciarmos nesta fonte é necessário uma compreensão de nossa parte e atitude para colocarmos em prática.
Se nossa família está passando por algum problema, a palavra de Deus poderá nos influenciar, quando as muitas crises nos afligirem, nos tirarem do foco, mas isso só acontecerá quando obedecermos o princípio da submissão a Deus, quando nos submetemos a Ele.
Quando Abraão se submeteu a Deus, o seu sonho de ter um filho no tempo de Deus aconteceu, mas para testar a fé de Abraão, Deus pediu o seu filho em sacrifício. Pai imagine só se Deus te mandasse sacrificar seu filho por Ele. Abraão estremeceu ficou entre o filho e Deus, mas, ele esscolheu a Deus, pois, sabia que Deus poderia traze-lo mesmo das cinzas.
O que nós precisamos sacrificar hoje? Sacrificar nosso tempo em oração em nosso quarto, louvar a Deus em meio as dificuldades? Não posso responder o que cada um precisa, por isso a palavra de Deus nos orienta a nos examinar.
No livro de Salmos vemos que nas miores crises existenciais o salmista Davi louvava a Deus. Habacuque, na maior crise que a nação de Israel sofreu, ele olhou para o estado daquela nação fraca espiritualmente, mas ele orou ao Senhor pediu um avivamento no meio daquele povo, lá no final ele diz: ainda que falte o alimento, amigo, que nada aconteça, todavia eu me alegrarei no Senhor. (medite em Habacuque 3)
Quantas vezes na nossa vida, nós estamos nos destruindo por causa de coisas pequenas? Alguns pela falta de dinheiro, outros por uma enfermidade, cada um de nós passamos a brigar por motivos diversos por coisas que não edificam e que vão ficar. Quantas pessoas estão perdendo a sua espiritualidade e sua salvação por coisas que só fazem prejudicar a sua vida?
No livro de Salmos, o salmista fala a cerca das amizades:
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Samos 1: 1 a 3)
Muitas vezes saímos para nos divertir com amigos que não dão glória a Deus que fumam, bebem se prostituem e quando vemos estamos abrindo algumas portas no mundo espiritual, dando legalidade ao inimigo em nossas vidas, e quando vemos estamos em pecado sem nada, e ainda assim não queremos nos submerter a Deus por causa dos desejos desenfreados, mas, quando nos alicerçamos em Deus. 
Muitos usam a desculpa que a carne é fraca, mas é porque muitas vezes somos alimentados e guiados por ela, pois, o espírito que habita em nós é forte e quem é guiado pelo espírito vence o mundo.
A palavra do Senhor nos mostra que quando Deus é nosso alicerce, ainda que estejamos olhando para os montes que são os nossos problemas, é de lá do alto que virá o nosso socorro. Talvez esse monte são os problemas, do esposo que ainda bebe, as decepções que sofremos em nossa vida, cada vez que analisamos vemos que não temos força, não há como atravessar este monte, mas quem está alicerçado em Deus, o socorro vem do Sennhor que fez os céus e a terra.
O nosso Deus é o Jeová Jireh o Deus da provisão, Ele é capaz de prover o que nós não temos, diante disto tudo, ainda assim nós preferimos nos entregar ao desânimo, a tristeza, ao fracasso, e andamos sem firmeza.
Quem está alicençado na palavra de Deus, o fim é o começo de uma grande vitória a destruição pode ser o início de uma grande vitória, porque para Deus não existe causa perdida, o que existe são crentes perdidos e sem direção que estão variando em seus pensamentos, quando ele encontra o caminho ainda que ele tenha perdido tudo, se for da vontade de Deus ele pode ter tudo restaurado como aconteceu na vida de Jó, ele perdeu tudo, foi criticado por seus amigos, foi acusado e diante da maior acusação de sua vida, ele orou por seus amigos, e Deus o visitou. Jó tinha sua vida alicerçada em Deus, ele não abriu mão de Deus, mesmo quando sua mulher disse a ele que amaldiçoasse a Deus e morresse, mesmo diante daquela situação exposta por sua mulher ele a repreendeu e deu a Deus toda honra e Deus restituiu a vida de Jó duas vezes mais tudo aquilo que ele tinha perdido.
Quem é alicerçado em Deus ainda que tudo esteja contrário, ele crê que Deus está no controle, precisamos ter intimidade com a palavra, para orarmos na palavra com sabedoria.
Quando as coisas vão de mal a pior devemos profetizar no vale de ossos secos, e crer que Deus irá trazer a providência, pois quando Deus manda, até o diabo obedece.
Devemos ter zelo pela palavra de Deus, e este zelo não resume-se em cuidar bem do livro físicamente, mas é zelar por cada palavra escrita.  Muitas vezes nós somos criticados e afrontados  com palavras, mas para aquele que está alicerçado em Deus, ele não se deixa inflamar, ele não se deixa influenciar por nenhuma palavra que não seja para glorificar o nome de Deus. Reflita nesta palavra, onde você tem edificado sua vida?


Nenhum comentário: