Animação IBESO

Tradutor / Translate

29 de fevereiro de 2012

HUMILDADE



CULTO DE CELEBRAÇÃO
26/02/12

Luiz Claudio
"E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã." (Mateus 15: 21 a 28)
Jesus sempre atendeu a todos, multiplicou pão, curou, libertou, ressuscitou mortos, Ele sempre teve o prazer de abençoar aqueles que passaram por Ele, mas neste texto não parece o mesmo Jesus, pois, Ele reijeitava uma mulher, mas não foi por acaso, pois, Deus tratou daquela mulher de uma forma tão humilhante a ponto de compara-la com cachorrinhos.
Existem situações em nossa vida, que subimos monte orando, pedindo clamando, mas parece que as coisas não mudam, parece que Deus não quer responde, nós buscamos profetas e até trocamos de profeta para tentar ouvir a voz de Deus, mas em vão, pois, na verdade, o próprio Deus está resistindo a nossa oração.
O maior problema de Deus não é o diabo, pois, até ele se submete a autoridade de  Deus, mas o soberbo, o altivo, que não obedece a Deus, o homem é cruel e mal, exemplo disso foi Davi que escolheu cair nas mãos de Deus do que nas mãos do homem, pois, Deus é misericordioso.
A história da mulher canaéia nos ensina alguns princípios como:
1 – A soberba: é o princípio da queda de qualquer homem, mas o coração humilde e quebrantado Deus não resiste. A própria palavra de Deus é uma espada de dois gumes, pois, através da palavra podemos ser abençoados ou almaldiçoados.
2 – Graça: é um favor imerecido, quando somos simples e humildes Ele dá graça para podermos enfrentar qualquer situação.
3 – Se sujeitar a Deus: quando a sitaução vem sobre nós, e nós conseguimos nos flexibilizar diante de Deus, nesta hora nós paramos e pedimos a Deus para ouvir a sua voz e é nesta hora que nos sujeitamos a Deus. Muitas vezes Deus nos confronta com nossa justiça para Ele nos provar que não somos tão bons quanto pensamos.
Quando entendemos os três primeiros princípios, o 4º princípio fica fácil, pois, ele ocorrerá no tempo de nossa prova, pois, será nela que nós iremos nos enchergar a Deus, será nela que nós nos tornaremos mais humildes, quando as coisas apertarem é que nós somos capazes de oferecer a outra face, infelizmente nós somos assim.
Quando somos humildes, decemos na oração e buscamos fechar todas as brechas que deixamos abertas, quando cumprimos cada uma das etapas, automáticamente o diabo fica sem chão, pois, ele perde toda legalidade de nossas vidas e tem que bater em retirada.
Jesus trabalhou na vida daquela mulher para trazer entendimento na vida dela, pois, ela tinha uma filha endemoniada, quando aquela mulher chegou, Jesus poderia ter declarado apenas uma palavra e o milagre que ela tanto queria poderia ter acontecido, mas Ele não fez assim. Sabe porque? Porque milagre não transforma caráter de ninguém, Judas esteve ao lado de Jesus, viu e presenciou os milagres feitos por Jesus, mas mesmo assim ele foi capaz de trair Jesus em troca de algumas moedas.
Jesus estava passando pela cidade quando aquela mulher foi atrás de Jesus gritando, pedindo que Ele curasse sua filha, ela colocou todas as suas espectativas no Senhor naquela hora, mas Jesus foi indiferente, Ele ignorou aquela mulher. Muitas vezes nós oramos, oramos, mas Ele não responde.
Os dicípulos pediram que Jesus mandasse aquela mulher embora, mas Ele nem olhou para aquela mulher e disse que foi enviado apenas para as ovelhas de Israel, aquela mulher era sirofenicia, ela não era judia, e foi discriminada por sua nacionalidade. Jesus ao usar de palavras tão duras, Ele estava provocando a ira e a carnalidade daquela mulher, mas ainda assim ela foi capaz de se humilhar pedindo socorro.
Nâo há nada mais humilhante para uma pessoa do que pedir um socorro para alguém, aquela mulher se humilhou mais anda, mas a resposta dada por Jesus foi que não não era justo tirar o pão dos filhos para dar aos cachorrinhos, naquele momento Jesus fez com que aquela mulher descesse ao ponto mais baixo.
Quando Jesus fez a analogia com os cachorrinhos, Ele se referia ainda a descendência daquela mulher, pois, ela também tinha uma descendência dos cananeus, vindos da decendência de Cão que era filho de Noé. Noé amaldiçoou toda a descendência de Cão, pois, houve uma situação em que ele descobriu a nudez de seu pai escarnecendo-se dele e da situação desonrando a integridade de Noé. Desta forma todo o povo que surgiu através de Cão ficou marcado pela rebeldia as autoridades, por sua insubimissão  e falta de zelo com as coisas de Deus.
Aquela mulher após ser relembrada sua descendência, admitiu que até os cachorrinhos comiam das migalhas que caiam da mesa, é como se ela estivesse pedindo perdão, e se submeteu a autoridade de Jesus, quando ela chegou a este ponto, satanás saiu em retirada. Jesus não usou nenhum tipo de amoleto, não disse muitas palavras, também não foi necessário aquela mulher fazer correntes e campanhas, foi posicionamento espiritual dela de se humilhar que chamou a atenção de Jesus.  Jesus trabalhou na vida daquela mulher inteligentemente, espizinhando o orgulho dela, quando ela desceu na humilhação, Jesus abençoou.
Muitas pessoas hoje, tem sofrido e padecido, mas não consegue se humilhar diante a Deus, não adianta pastor, obreiro orar por nós se nós não nos humilhar e se não nos submetermos a Deus. Aquela mulher foi respondendo com humildade, a cada palavra que o Senhor lhe dava. Qual a resposta temos dado a Deus quando estamos sendo tocados? Nâo são as pessoas que nos rejeitam, mas é Deus querendo tratar de nós, nesta hora nós temos duas opções ou a gente se humilha ou se rebela.
Jesus estava tratando daquela mulher e ela foi até o fim com sua humildade diante do Senhor ela conquistou a libertação de sua filha. O quadro de nossas vidas só vai mudar quando nos posicionarmos com humildade, quando abaixarmos a crista, e nos humilharmos e pedirmos perdão a Deus. Pense nisso!!!








Nenhum comentário: