Translate

31 de janeiro de 2012

SERMÃO DA MONTANHA


CULTO DE CELEBRAÇÃO
29/01/12
Pr. Claudio
SERMÃO DA MONTANHA
 

 "E JESUS, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;  Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." (Mateus 5: 1 a 12)
Nossa caminhada com Cristo nos permite nos conhecer e conhecer a Deus, para muitos o cristianismo é algo ultrapassado, mas para aqueles que crêem ele é verdade.
No Sermão da Montanha, Jesus estava discipulando a todos naquele momento, pois, através deste sermão podemos ter acesso ao verdadeiro caráter de Deus. Aqueles que se deixam ser moldados  pela mão do Oleiro e que entrarão no reino dos céus.
Andar com Cristo é subir degrau por degrau, quando andamos com Ele vemos que Deus não está nas vestes, pois, isso é coisa de homem, a verdadeira preocupação de Jesus não era falar do físico, mas do espiritual. Quando Jesus veio, Ele vio para trazer o homem para a realidade da vida, seus ensinamentos eram simples de modo que todos pudessem compreender seus ensinamentos.
Um dos maiores ensinamentos deixado por ele foi não julgamormos nem tão pouco condenar, exemplo disso foi o da mulher que foi pega em adultério, naquela hora Ele era o único que poderia julgá-la, mas Ele a absolveu. Então quem somos nós para julgar e acusar alguém?
Jesus mostrou a verdadeira excência da simplicidade que é bem diferente de pobreza, Ele não está preso a riquezas, mas está preso a um coração quebrantado e humilde.
O termo bem-aventurado, era usado pelos gregos para falar de um estado de felicidade, pois, eles compreendiam qual era o verdadeiro sentido da vida.
Pobre de espírito, nada mais é que uma pessoa que reconhece que é dependente de Deus. Quantas pessoas foram barradas nas portas do templo por não agradarem  a homens? Ana foi julgada pelo sacerdote que julgou que ela estava bêbada. Aquele que é pobre de espírito, ele tem necessidade de Deus, em sua vida, em sua família.
Muitas pessoas buscam na bebida, nas drogas uma falsa alegria, que por si só não são capazes de suprir a falta que Deus faz em nossas vidas, além disso, o reino de Deus é para os aflitos e necessitados da presença Dele.
Do simples levantar ou deitar de uma pessoa, podemos analisar se ela é ou não dependente de Deus. Certa vez o profeta Habacuque disse:
"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação." (Habacuque 3: 16 e 17)
Todos nós necessitamos de Deus, em todos os momentos, se Deus tirar a mão Dele de nossas vidas, certamente, grandes tragédias poderão acontecer.
O pobre de espírito, ele é capaz de ouvir o conselho de seus pais e que na verdade, este é um dos mandamentos, mas o que temos visto hoje, são os filhos mandando nos pais, os papéis estão se invertendo, e este mandamento está sendo quebrado. Pais, vocês são autoridade sobre a vida de seus filhos!
O verdadeiro cristão ele é capaz  de compreender  que há princípios espirituais que não podem ser quebrados. Está na hora de colocar em ordem, pois, existem centenas de lares por aí sendo destruídos, e se não houver uma mudança nesta situação a tendência é piorar a cada dia. Diante disto o que esperar desta de adolescentes e pré-adolescentes? Estará perdida. Nunca ouvimos tantos noticiários relatando a morte de jovens como temos ouvido nos últimos tempos, são jovens revoltados e agressivos, não são quebrantados, naquele grande dia, tanto os pais quanto os filhos terão que prestar contas a Deus de todos os atos cometidos.
Aqueles que choram, são os mesmos pobres de espírito, pois, eles buscam a Deus, porque se vêem na dependência de Deus. O profeta Jeremias chorou muito, pois, ele via a miséria do povo de um lado e do outro via a glória de Deus, mas o pecado daquela geração, é que causava a separação entre o homem e Deus.
Quantas pessoas não choram mais na presença de Deus, mas são capazes de chorar e se desesperar por um “homem”, ou por coisas materiais?
Muitas vezes a glória de Deus está passando do nosso lado e nós estamos dispensando por causa de nossa prepotência e avareza. Desta forma onde nós iremos parar?
A excência do pecado do homem chama-se orgulho, exemplo disso foi satanás que queria reivindicar algo que não lhe pertencia, que era a glória de Deus, e por esta razão ele foi expulso por Deus, levando uma terça parte de anjos com ele.
Nós temos o poder de decisão, a nossa decisão traçará o nosso destino. Quantos ouvem a palavra de Deus e lá fora praticam coisas que são condenadas por Deus? Chegará um dia que todos os pecados que estão em oculto serão revelados por Deus, neste dia grande será a vergonha de muitos, que pensam enganar a Deus.
Quando um lar é paltado no temor do Senho ali há sabedoria, mas há tantos lares onde esta sabedoria está passando longe, filhos batendo nos pais, e muitos acham isso normal. Para viver o cristianismo é preciso estar preparado para receber críticas e pauladas e para aqueles que não querem se submeter existe igreja para todos os gostos, mas uma coisa é certa devemos buscar a verdadeira excência da palavra de Deus, nós não podemos brincar de ser crente, devemos sim, buscar em Deus um porto seguro, colocar em prática o sermão da montanha.
Quantas pessoas se casam hoje pensando: “se não der certo me separo, afinal a fila anda...” Ei a fila do inferno também anda.
Namoro sustentado na carnalidade depois que casa surgem as lutas e a pessoa não tem estrutura para manter o casamento, sabe porque? Porque o casamento foi baseado apenas no desejo carnal. Mas aqueles que estão alicerçados em Cristo, pode vir a luta que vier, ele vai até o fim porque é Deus que o coloca de pé.
Uma pessoa mansa, não é aquela que vê as coisas acontecerem e nada fazem, mas o manso, o qual Jesus se refere é a ovelha, pois, a ovelha se submete a vontade de Deus e automáticamente ao evangelho de Cristo Jesus, a ovelha tem fome e sede de justiça de Deus.
Mutas pessoas hoje procuram se espelhar em algum ídolo, alguma pessoa que esteja fazendo algum sucesso, querem estar na moda do mundo despertando os desejos carnais em si mesmo e nos outros a volta, mas ninguém quer se espelhar e ser como Estevão, Paulo, Moisés, Josué. Temos que ter fome e sede de Deus, pois, a sua justiça foi estabelecida na cruz do calvário quando Jesus subiu naquela cruz e consumou todo o pecado para nos justificar diante de Deus. Devemos ter fome e sede de apregoar esta verdade que produz vida.
Pacificadores, este é um recado para os fofoqueiros de plantão que insitam contendas, se a pessoa não é capaz de abrir a boca para ajudar então não atrapalhe, guarde a língua, é a atitude mais sábia.
Quem quer ter um encontro com Jesus precisa estar afiado na palavra de Deus, evangelho não é apenas para ser estudado, mas é para ser vivido e praticado. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: