Animação IBESO

Tradutor / Translate

7 de janeiro de 2012

CHAMADOS PARA LIDERAR E CONQUISTAR


CULTO DE CELEBRAÇÃO
01/01/12
 Pr. Cláudio

"E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1: 1 a 9)
Josué foi liderado por Moisés, que não sabia o que era ter uma liderança, tão pouco sabia o que era liderar, mas foi instruído aos estudos ele teve do bom e do melhor enquanto esteve no Egito, ele conheceu a tirania, pois, faraó era um tirano, que obrigava o povo obedecer.
Moisés não sabia o que era um aliderança, mas, chegou um momento na vida de Moisés que ele saiu do Egito, foi para o deserto, para uma determinada cidade, constituiu uma família pastoreou e cuidou de ovelhas, até que um momento da história dos hebreus, a iniquidade se multiplicava devido a tirania de faraó, o povo clamou a Deus, e Deus levantou Moisés.
Não foi Moisés que procurou a Deus, mas foi Deus que se manifestou através de uma sarça ardente diante de Moisés enquanto ele pastoreava as ovelhas. Ali Deus o chamou para liderar o povo. Moisés relutou mas acabou sedendo e ouvindo a voz de Deus, libertou o povo e caminhou durante 40 anos no deserto.
Josué, nasceu em meio a tragetória daquele povo no deserto, ele cresceu, aprendeu a fazer as coisas de acordo com a vontade de Deus. Hoje todo cristão têm uma bíblia em casa, mas, a maioria não têm o hábito de ler, porém, aqueles que leêm e praticam a palavra, estes estão no centro da vontade de Deus, assim como Josué fez.
Moisés enviou doze espias para uma terra, ao voltarem dez chamaram Moisés de louco, pois, a cidade tinha um muro fortificado, e naquele lugar havia um exército armado, aqueles homens temeram perder aquela peleja, de doze espias, dez tiveram esta mesma visão, mas, apenas dois tiveram fé, eles concordaram que a olhos humanos eles não venceriam, mas, eles criam que se tinha sido Deus que tinha prometido eles poderiam vencer a peleja.
Quando colocamos em prática a palavra de Deus em nosso dia-a-dia, as coisas se tornam bem diferentes, Josué tinha esse referencial. Quando Moisés morreu, aquele povo se desesperou, pois, quem o subsitutiria? Então Deus que conhecia quem era Josué, o escolheu.
No livro de Josué capítulo 1, Deus traça um diálogo com Josué, Ele afirma que o povo estava abatido pela morte de Moisés. Aquele povo necessitava de um líder para seguir a jornada por esta razão Deus escolheu Josué, pois, Deus iria cumprir a promessa que fez a Moisés da terra prometida na vida daquele povo através da liderança de Josué. O que Deus promete, se cumpre, ainda que seja necessário levantar um outro líder.
Deus não enganou a Josué que haveriam momentos que ele iria desanimar, se abater, que em outros momentos ele iria se sentir só, sem encontrar uma saída, mas, apesar das dificuldades e obstáculos que Josué passaria por todas elas, Deus o conduziria.
Para que Josué vencesse era necessário ler o livro da lei, meditando de dia e de noite, porque este era o caminho para que ele fosse bem sucedido, onde quer que ele colocasse a planta dos pés.
Para alcançarmos as promessas de Deus é necessário que estejamos dispostos a meditar na palavra, não é o quando sentimos vontade, ou quando as lutas vierem que iremos buscar o refúgio e sabedoria de Deus, mas, esta deve ser uma rotina diária em nossas vidas e quando vierem as lutas, estaremos aptos a marchar, pois, a ordem de Deus é marchar, ainda que haja o mar, mesmo que ele não venha a se abrir, será por cima do mar que nós iremos passar, pois, para Deus não há impossível.
Aqueles que querem liderar e têm um chamado para a liderança, compreendam, liderar não é impor, é influenciar. Mas que liderança é essa? Será que é comandar algum departamento? Não, esta liderança é aquela em que a pessoa tem a capacidade de administrar as mais diferentes situações da vida, é ver em nosso lar pessoas que não querem Deus, mas, mesmo assim conseguir influenciar não com julgamentos, mas através do amor de Deus, essas pessoas perceberão uma mudança em nossa vida de tal forma que podemos até nos tornar um ponto de referência. É nesta hora que tais pessoas verão a difernça e terão o desejo de confessar o nome de Jesus assim como fizemos um dia.
Comece a influenciar, para isso não precisamos nem abrir a boca, pois, as nossas atitudes falarão mais alto, quando nossos familiares, nos observarem nos levantando de madrugada, quando as coisas se complicarem e nossas atitudes forem atitudes centralizadas confiando em Deus, esta será a hora que Deus irá trabalhar.
Certa vez Mahatma Gandhi afirmou: "se todos os livros sagrados da humanidade se perdessem, mas, não O Sermão da Montanha, nada se teria perdido. Quando nos unirmos com base nos ensinamentos de Cristo no Sermão da Montanha, teremos solucionado os problemas, não só de nossos países, mas do mundo inteiro."
Este sermão foi um ensinamento de Jesus que deve ser praticado muitas pessoas quando ouvem o evangelho repudiam, mas sabe porque? Porque foram ensinadas a julgar, cobrar e condenar, mas evangelho é transformação e ela não acontece no nosso tempo, mas, é no tempo de Deus.
Quando Jesus nos orientou a não julgarmos para que não fossemos julgados, Ele quis nos ensinar a não fazermos julgamentos de nossa visinha, ainda que ela seja uma prostituta, pois, Jesus quando esteve diante do julgamento daquela prostituta, Ele pediu que atirassem a primeira pedra quem não tivesse pecado.
Muitas vezes nós encontramos Deus na podridão do pecado, no lamaçal, pois, ali existem pessoas carentes de Deus, quando Jesus se manifestou, Ele não foi encontrado em meio aos templos, mas em meio aos pecadores. Ele não veio para os santos, Ele veio para os pecadores. Todos nós temos as mesmas falhas, devemos lembrar que cada pessoa faz parte do sonho de Deus.
Quando pensamos em liderança, devemos ter Jesus como verdadeiro líder como exemplo, nós não somos o centro das atenções do mundo, nós vivemos em coletividade, devemos parar para pensar e ver que precisamos nos concertar, pois, muitos se preocupam mais com a vida dos outros do que com a própria vida, nós fomos chamados para apascentar, e não para cuidar da vida dos outros.
Existem pessoas que só sabem cobrar, reclamar 24 horas por dia e depois querem cobrar de Deus para salvar a família, mas como Deus irá fazer isso? Se não conseguimos dar exemplo. Nós somos discípulos de Deus ou do diabo? Existem crentes que veêm demônio em todas as coisas, mas, está na hora de fazermos nós mesmos uma análise de nossas atitudes, pois, para cada ação, existe uma reação. Existem pessoass que são tão chatas que nós não conseguimos nem estar próximas delas.
Para quem medita na lei do Senhor de dia e de noite vejam o que acontece :
"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará." (Salmos 1: 1 a 3)
Quem quer influenciar e liderar faça da bíblia o seu guia, pois, fomos chamados para conquistar, a bíblia nos impulsina a conquistar. Mas conquistar o que? Conquistar intimidade, santidade e a presença de Deus, mas tais conquistas devem ser feitas a cada dia e a cada momento, lembrando que ser santo não é andar parecendo um astronauta todo coberto, mas é olhar para as pessoas e vê-las como Jesus as veria, sem julgamentos, mas com compreensão e amor.
Uma criança sente segurança quando está perto dos pais, da mesma forma somos nós quando estamos próximos de Deus, precisamos conquistar esta presença, para isso, é necessário orar, jejuar, meditar na palavra, não basta penas ler, mas meditar e colocar em prática.
Muitas pessoas querem ouvir a voz de Deus apenas através da boca do profeta, mas a verdadeira voz de Deus está a nosso alcance todos os dias através da palavra, quando Deus usa um profeta para falar conosco, Ele fala com propósito, Ele fala diretamente sem rodeios.
Muitos dizem que só querem uma oportunidade na vida, estamos diante de um novo ano uma nova oportunidade para escrevermos uma nova história, mas, para escrevê-las em alguns momentos passaremos por afrontas, lutas, mas, ainda que estejamos encurrralados, não devemos baixar nossa cabeça, pois, Deus está conosco, ainda que ninguém dê valor em nossas vidas, precisamos crer que Deus tem uma grande obra para realilzar em nossas vidas.
2012 é uma nova oportunidade para realizar nossos sonhos, aqueles que foram chamados a liderar, comecem a dizer a si mesmo que é capaz de liderar e fazer. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: