Animação IBESO

Tradutor / Translate

30 de dezembro de 2011

QUE TIPO DE ÁRVORE SOMOS?


ORAÇÃO DAS DAMAS &
CONFRATERNIZAÇÃO
 Dama da Graça: Aline Melo
29/12/11
BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.  Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. (Salmos 1: 1 a 3)
Quando o Salmista escreveu este Salmo, ele quis mostrar aqui o quanto vale a pena estar de baixo da obediência ao Senhor, fazendo uma analogia com uma árvore que é tão simples, mas tão complexa ao mesmo tempo, pois, existem árvores de vários tamanhos, algumas que produzem apenas folhas que caem chamadas “caducas”, ou “persistentes”, que nunca perdem suas folhas.
Mas o que nós temos em semelhança com uma simples árvore? E porque em diversas passagens bíblicas Deus nos compara a elas? A respota é simples, a semente que é a palavra é semeada sobre as nossas vidas, para alguns ela irá germinar, para outros esta semente não vingará, pois, o terreno chamado coração, encontra-se duro e fechado, mas para aqueles que dão ouvidos, esta palavra no tempo certo produzirá frutos, ou seja, gerando vida dando continuidade a propagação do evangelho.
Todos nós passaremos por todo este processo evolutivo, mas a todo o tempo o Senhor nos dá o livre arbítrio para escolhermos o tipo de árvore que desejaremos ser, se bons produzindo bons frutos ou maus produzindo maus frutos e a partir desta escolha, geraremos o devido fruto.
"Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. (Mateus 7: 17 a 20)
Em nosso meio podemos identificar alguns tipos de árvores que são as que não conseguem produzir frutos, as murchas, secas e as frutíferas. vejamos cada uma delas:
·         Árvores infrutíferas: apenas vão a igreja e ocupam um lugar, também é conhecido como “agente 007”, pois, como ela não tem coragem de falar do Senhor, dar testemunho ou simplesmente falar do amor de Deus a outras pessoas, ela não é capaz de gerar uma semente. Muitos que estão dentro da igreja encontram-se neste estágio, pois, não querem um compromisso com o Senhor, não querem cumprir o IDE do Senhor e utilizam das desculpas mais sórdidas que é tímida, que tem vergonha, é muito preocupada com o que os outros irão dizer quando ela falar de Deus. Mas para este tipo de árvore o Senhor os adverte:
"E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo." (Mateus 3: 10)
·         Árvores murchas: estas estão muito longe dos ribeiros do Senhor, pois, este tipo de árvore vive sem esperança, não conseguem mais se entusiasmar com a palavra de Deus, ela não encontra forças para produzir mais nada, a cada dia que passa ela olha mais para o homem deixando de olhar para Deus, vive dando desculpas para não irem a igreja e quando vão a igreja ficam totalmente dispersas, não conseguem prestar atenção no culto, mas conseguem prestar atenção na roupa da irmã, no cabelo, até na unha do pé que não esteja feita, e quando encontra outra murcha ao seu lado, passam o culto inteiro criticando tudo o tempo todo. Mas para este tipo de árvore o Senhor os adverte:
"Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." (Apocalipse 3: 16)
·         Árvores secas: são como folhas ao vento, já estão surdas o suficiente para compreender a voz de Deus, já passaram pelo estágio murcho e seu estado é cada vez mais decadente, pois, tudo o que ouve não produz mais nenhum tipo de emoção, para ela tanto faz fazer o certo ou o errado, pois, ela já perdeu esta sensibilidade indo para onde o vento manda e o seu fim é a morte. Para este tipo de árvore o Senhor adverte:
"Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia." (João 12: 48)

·         Árvore frutífera: dentro dela flui o verdadeiro rio de águas vivas que é o Senhor, passam-se todas as estações, suas folhas estão sempre verdes, nela há vida, suas folhas quando caem é para renovação. E o Senhor lhe promete:
"Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." (Jeremias 17: 8)
 Ela se deixa ser podada pelo evangelho, em seu tronco, ela traz as marcas da cruz, estas marcas foram cicatrizes que foram curadas e saradas o seu prazer é dar testemunho do que o Senhor fez em sua vida além de alegrar-se com a vitória dos outros.
Para que possamos dar frutos com excelência, precisamos ser regados pelo Espírito Santo de Deus, pois, Dele flui rios de águas vivas, adubados pela  palavra, pois, ela será o nosso alimento não esquecendo de nossa oração, pois, através da oração é que nós adquirimos intimidade com o Senhor a cada dia.
Você sabe que tipo de árvore você é? Se você é uma árvore frutífera, glória a Deus, mas se você está classificada como infrutífera, murcha ou seca, aproveite esta oportunidade, pois, através de suas escolhas você traçará sua história, Deus tem um plano para nossas vidas, mas para que este plano se cumpra em nossa vida é necessário dizer ao Senhor que queremos mudar, se você que está aqui nesta noite e tem este desejo, aí onde você está ore ao Senhor rasgue o seu coração neste momento, diante do Senhor e peça a Ele que fe ajude a fazer as escolhas certas.
 "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." (Apocalipse 3 :20)

Nenhum comentário: