Animação IBESO

Tradutor / Translate

16 de dezembro de 2011

A CURA DE UM COXO


 
CULTO DE CELEBRAÇÃO
Pr. Cláudio
11/12/11

"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera." (Atos 3: 1 a 10)
Havia um homem coxo que nasceu dependente dos outros e de esmolas, ele cresceu sem ter as suas próprias pernas para caminhar, se não houvesse alguém que tivesse compaixão  para o ajudar a ir à porta do templo, ele morreria de fome, a ajuda que ele recebia não mudava nada em sua vida, a ponto dele se conformar com a situação. O que fazer diante disso?
As esmolas poderiam até matar a fome, aquecer do frio, mas não resolviam os problemas de sua alma, o espírito de inferioridade, que o fazia sentir-se a pior pessoa da face da terra, não havia alegria, pois, era um pedido de socorro, de misericórida.
Foram longos anos de sua vida vivendo desta forma. Quando o profeta Isaías disse:
"O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;" (Isaías 61: 1)
"Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido." (Isaías 53: 4)
Jesus estava pensando nas gerações que viriam no futuro, e aquele homem estava ali na porta do templo e ali encontrava-se o pedindo ajuda a todos que passavam por ali, João e Pedro foram ali representando uma igreja unida em um propósito, para unir, pois, eles tinham liberdade de orar junto aos judeus. Todos os dias Pedro e João iam a caminho do templo com o propósito de falar com Deus, o templo representava a comunhão com Deus, mas antes deles entrarem no templo eles se deprararam com o coxo na porta da igreja, onde todos que iam tinham a esperança de acontecer algo.
Aquele homem estendeu as mãos para receber algo, ele tinha a esperança de receber algo, mas ele foi surpreendido porque não recebeu as moedas de costume, apenas um pedido para que ele olhasse para alguém. Ele levantou o olhar esperando receber algo, Pedro assim como João cheio do Espírito Santo de Deus, detectou o que realmente ele precisava, Pedro sabia que se ele desse alguma moeda a vida daquele homem não mudaria, mas ele sabia que o problema daquele homem ia além de moedas, ele sabia que aquele homem necessitava de uma mudança.
"E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda." (Atos 3: 6)
Mas porque ele disse isso? Porque prata e ouro não resolveria a situação dele, mas o que eles tinham iria mudar a vida dele, então Pedro ordenou:
“...levanta-te e anda....” (Atos 3: 6c)
O Espírito de Deus que estava sobre Pedro e João mostrou o que aquele homem necessitava. Pedro e João estavam cumprindo a palavra de Deus:
"E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;" (Marcos 16: 17)
O interessante desta palavra não era a cura, mas vejam havia um indivíduo e uma dupla que representavam o reino de Deus, no reino de Deus ninguém anda só, não há estrelas ou individualismos, soberbos, mas existe comunhão, parceria, quem está na obra e que entendeu o porpósito de Deus para a obra. Deus enviou de dois em dois, igreja que é unida vai de encontro a nova Jerusalém está em constante oração, fazendo a obra de Deus, igreja unida anda segundo a vontade de Deus.
Igreja que anda só, vive a comer as migalhas que caem da mesa, aquele homem coxo representa um mundo sem Deus, ele não estava dentro do templo, ele estava a beira da porta, representando este mundo que não quer saber de Deus, se prostrar diante de Deus, mas irmãos, houve uma grande colisão, de um lado a igreja purificada, pois, Pedro foi lavado e remido por Jesus foi purificado pela palavra. O Espírito Santo de Deus é maior em nossas vidas, pois:
"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8: 36)
O cego Bartimeu não pediu cura, mas ele pediu misericórdia, ele não ouviu a palavra, mas creu, ele representava um mundo vazio. O Espírito Santo de Deus estava pairando no ar.
Aquele homem não foi criado com aquele propósito de viver aquela vida medilcre a vida toda, mas ele foi criado para ser transformado pelo poder de Deus.
Quantas pessoas estão dentro da igreja como aquele homem, que ainda não tiveram um encontro com Deus, que não conseguem andar com suas próprias pernas, mas se há alguém como aquele homem, que nesta noite possamos ser dispertados, pois, a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Deus deseja que tenhamos a nossa própria experiência com Ele.
Deus não está enlatado nem tão pouco perdido em galáxia, muitas vezes perguntamos onde está Deus? O Salmista Davi quando foi perseguido por Saul, ele também questionou onde estava Deus, e dedilhando sua arpa, ele viu que Deus estava onde ele estava e foi assim que ele escreveu o Salmo:
"Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar; Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá." (Salmos 139: 7 a 10)
Deus é onipresente, Ele é todo presente, seja nos momentos alegres ou tristes, em todo momento de nossas vidas Ele está conosco, basta que nós tenhamos compreensão disto. No caminho da oração, chegaremos na excência da glória de Deus.
Deixe a palavra de Deus penetrar no coração, não permita que situações façam sepração entre nós e Deus, sabemos que existem situações que o nosso desejo é de desistir de tudo, mas é nesta hora que precisamos exercer nossa fé. Ainda que nada vá bem em nossas vidas, que possamos ter força para louvar a Deus nestas horas.
Nesta hora quando buscamos a Deus, só nós e Deus este é o momento em que Deus mais se aproxima de nós, é o momento em que sentimos a presença Dele de uma forma tão gloriosa que desabamos na presença Dele.
Quanto mais descemos, mais o poder de Deus se aperfeiçoa em nossas vidas, não devemos tomar decisões precipitadas, chore na presença de Deus, muitas vezes nós não temos palavras, mas as nossas lágrimas falam muito mais do que as palavras. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: