Animação IBESO

Tradutor / Translate

26 de novembro de 2011

DE ONDE VEM O NOSSO SOCORRO?

Pr. Cláudio

"Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre." (Salmos 121)

A maioria dos Salmos foi escrito através de esperiências vividas com Deus, e o salmista que escreveu este Salmo teve uma grande esperiência, ele foi escrito em forma de canção "Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.” (Salmos 121: 1)

O salmista afirma que: “elevará os olhos para os montes...”, quem sabe naquele momento aquele salmista estava admirando analisando um certo monte, então ele fez uma comparação entre ele e aos problemas.

Existem momentos em nossas vidas a qual passamos por diversos problemas, chegamos a questionar o porque passamos por certas provas, mas é bíblico que devemos buscar compreender,

Examine-se o homem a si mesmo, nós não temos condições de julgar a vida dos outros mas a nossa própria vida nós podemos e devemos. Elevo os meus olhos para os montes de onde virá o meu socorro, o nosso socorro vem do Senbhor que fez os céus e a terra.

A proporção e grandeza deste monte, pode nos levar a lona, a nos fazer desistir de tudo, mas o salmista quando fez esta análise do monte, ele pensou que através da palavra de Deus, tudo veio a existência, pois, Ele faz o invisível o possível, através do poder da palavra. Então ele pensou que quem fez aquele monte poderia socorre-lo.

Existem atitudes que nos levam a conseqüências sérias, como fugir das consequências de erros que cometemos lá atrás no passado, mas só existe um caminho para o arrependimento e este camimho chama-se Jesus Cristo.

Paulo afirma que todos nós pecamos, e por causa deste pecado fomos destituídos da glória de Deus, fomos expulsos por causa de uma atitude de desobediência. Não ouvir a voz de Deus nos leva a pagar um auto preço.

O povo do Egito deveria passar apenas 40 dias, mas levaram 40 anos peregrinando no deserto, Sansão por não houvir a voz de Deus, ficou cego e foi envergonhado diante de seus inimigos.

Muitas vezes nós estamos na igreja ouvimos a palavra de Deus nós até nos emocionamos, mas outras vezes nem damos ouvidos, quando saímos da igreja muitas vezes não vigiamos, e pior do que a crise que enfrentamos serão as consequências das atitudes que podemos tomar.

Por causa de nossa desobediência fomos expulsos da glória de Deus, hoje nós estamos pagando um alto preço, mas Jesus veio para zerar nossos pecados, Ele veio para os seus, mas todos aqueles que o aceitaram ganharam o direito a serem filhos de Deus, ou seja, de criaturas nos tornamos filhos de Deus, as coisas velhas ficaram no passado, e tudo se fez novo.

Muitas vezes nos questionamos porque estamos passando por certas situações, mas nossa visão por ser limitada, não nos permite compreender os planos de Deus nas nossas vidas, quando entendemos que Ele é o nosso socorro, e que nosso socorro não está na bebida, na prostituição mas está nas mãos do Senhor, nossa atitude é de nos submetermos a vontade de Deus.

Quando nos tornamos submissos a Deus e não as vontades carnais, quando deixamos de agir como pensamos, mas deixamos o Espírito de Deus agir, nós conseguimos liberar perdão, nós somos capazes de dobrar nossos joelhos no chão para orar e nos achegamos mais a Deus.

Cada passo que nos afastamos de Deus, é um passo que nos aproximamos do mundo. Quando não sabemos quem é Deus não sabemos clamar por Ele em nossa angústia, quando tomamos ciência que quem nos justifica é Deus não importa o que falam de nós, mas o importante é que façamos a vontade de Deus, pois, o nosso socorro vem Dele.

A nossa atitude deve ser de esperar em Deus para que Ele nos justifique, pois só Deus convence o homem do pecado e Ele não nos deixará vacilar nem para a direita nem para a esquerda, porque o Espírito de Deus será o nosso guia, nossa bússula que nos guiará. É o Espírito Santo de Deus que nos mostrará o caminho a seguir.

Ainda que sejamos caluniados e injustiçados, estamos sempre prontos para deixar a glória de Deus brilhar em nossas vidas não daremos nenhum passo em falso, pois, quando tomamos atitudes desta forma, não seremos envergonhados de maneira alguma.

Não devemos agir conforme a nossa própria vontade, devemos deixar que o Espírito Santo fale por nós. Nós não precisamos nos justificar diante de ninguém, pois, quando nós esperamos no Senhor, Ele se levantará para nos defender de nossos acusadores, mas isso só acontece quando o deixamos guiar nossos passos.

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmos 119: 105)

Deus não cochila em momento algum Ele está a nos guardar 24 horas por dia 7 dias por semana, Ele já mais nos deixará não importa a hora, pois, Ele nos guardará de todo o mal, quando o povo atravessou o deserto, nenhum mal chegou a nenhuma tenda nem de dia nem de noite.

Ele nos vê como ovelhas em meio a lobos e tem nos guardado desde a nossa entrada até a nossa saída, se por alguma razão tomamos alguma atitude errada, está em tempo de rever nossos conceitos, e deixarmos o Espírito Santo de Deus abrir as portas, pois só Ele tem as chaves não invente de arrombar a porta, pois, podemos nos deparar com aquilo que não queríamos.

O momento certo de nossa vida só Deus conhece, mas para nós parece demorar uma eternidade, a pior coisa que tem é não termos perpectiva de vida, mas Deus entende, se existe algo que comove o coração de Deus são lágrias derramadas com sinceridade diante Dele, quando o povo de Israel chorou em meio ao deserto, Deus se levantou a favor daquele povo.

Quando Davi foi repreendido por causa de seu pecado, Deus teve misericórdia de seu pecado, não importa como está a nossaa vida, mas se nossos problemas tem nos feito chorar na calada da noite, pensamos estar sozinhos, e que ninguém está nos vendo, devemos nos lembrar que Deus está nos vendo.

Talvez muitos digam que não tem mais jeito, que há mais nada que possa ser feito em nossas vidas, mas do nada, Deus poderá trazer a existência aquilo que não existe em nossas vidas, talvez a muito tempo estejamos esperando uma bênção, mas devemos crer que a qualquer momento a nossa vitória pode acontecer. Nós não ganhamos nada ficando em casa sozinhos desesperados, mas quando buscamos a Deus, quando choramos a Deus, a palavra de Deus é liberada e ela não volta vazia, ela cumpre o seu objetivo, Deus é o nosso socorro, Ele guarda nossa entrada e nossa saída.

Não importa se nossa vida já está sentenciada ao fracasso pelo homem, pois, o que importa é a sentença de Deus em nossas vidas, quando não acreditamos mais, quando perdemos todo fio de esperança é aí que Deus entra para gerar o nosso milagre, ainda que nós percamos tudo Ele fará, mas a única coisa que não podemos perder é a nossa fé que Deus pode reverter qualquer situação. A úncia coisa que precisamos ter é fé e colocar a palavra em prática.

Vencer é para o povo de Deus é para todos nós, quando se fala de vencer automáticamente nós estamos falando de lutas, guerras e combates travados, existem muitos obstáculos e eles não foram feitos para nos parar, mas foram feitos para serem superados, superação é o que precisamos, mas para superar precisamos de força de vontade e determinação é vencer limites, é vencer desânimos e fraqueza determinação é isso, por mais que a situação esteja nos sufocando e sugando nossas forças, quando nós queremos, da fraquezaa nós tiramos força, porque não é a nossa força que será determinante para nós, mas a força de Deus.

Esse mundo foi feito e criado por nossa causa, foi por nós que Deus criou tudo o que há, para que nós dominássemos, nós perdemos mas Jesus venceu por nós e nos deu o direito. Está na hora de nos colocarmos de pé, levantarmos nossa cabeça, ainda que não tenhamos mais confiança, a hora e a ordem é de marchar, tenha perseverança e determinação, pois, Deus estará conosco abrindo portas.

Há mutias pessoas desanimadas que já sofreram tanto na vida, mas existe o melhor para nossa vida, esqueça o passado maldito que tem nos feito parar e congelar, pois, isto não está nos edificando. Até quando iremos viver este passado que tanto nos atormenta? Deus quer fazer novas todas as coisas em nossas vidas, o dia em que Deus deixar de acretitar em nós, neste dia perderemos muito que será o fôlego de vida.

Temos que ter uma meta, não importa quando chegaremos, mas o importante é não desistir, e é isto que Deus espera de nós, pois, Ele nos impulsiona a chegar, é Ele que nos motiva a estar de pé, não pare, não desista por causa de uma palavra ou uma atitude de alguém.

Nós somos e seremos o que quisermos ser, se desejarmos ser fracassados, assim seremos, se desejamos ser vencedores precisamos mudar nossas atitudes, isso significa que houve mudança de pensamento, nós somos águias que estamos no ninho, nossas penas estão crescendo, talvez muitos estejam no ninho só olhando as galinhas, elas comem das sobras, mas as águias comem do melhor. Deus não fez ninguém para comer das sobras, Deus hoje nos convida para sairmos do nosso ninho para alçarmos vôos mais alto quanto pudermos, porque Ele nos fez para estarmos nas alturas, em lugares altos. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: