Animação IBESO

Tradutor / Translate

18 de outubro de 2011

SEMPRE HÁ UMA SEGUNDA CHANCE

16/10 /11 CULTO DE CELEBRAÇÃO

1º Dia – CELEBRANDO A VITÓRIA

PR. AFRÂNIO

Igreja Assembléia de Deus

"Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado." (João 4: 1 a 9)

Nesta mensagem está centralizada uma história linda de como Jesus transformou a vida de uma pessoa que estava fadada a ruína e a destruição, mas existem coisas em nossas vidas que só Deus pode fazer. Mas antes que Jesus operasse este milagre, Ele operou outros dois milagres.

Antes que Jesus operasse o milagre em Betesda, Ele já havia operado outros dois milagres que estão descritos entre o segundo e o quarto capítulo, pois, a expressão depois disso, nos sugere uma idéia de um tempo anterior aos fatos que haviam ocorrido antes de Jesus chegar a Betesda. Existem duas histórias que antecedem e este milagre que foi o milagre de número 3, ou seja, houve dois milagres anteriores, Jesus foi convidado a ir a uma festa de casamento em Caná. Aqui nós vemos um grande princípio Jesus não invade lugar algum Ele só entra quando nós o convidamos.

No meio da festa o vinho acabou, (vinho era símbolo de alegria naquela festa), haviam 6 talhas com água que os judeus usavam para um cerimonial de purificação, então Maria chamou Jesus para que Ele operasse um milagre ali naquele lugar, Ele disse que não era chegada a hora dele.

Existe um momento determinado para que Deus opere em nossas vidas e para que o nome dele seja glorificado. Talvez a alegria pareça terminar, mas talvez estejamos mais próximo da manifestação do poder de Jesus, e sua glória ser revelada, e seu nome glorificado.

"E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo; E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias." (João 2: 1 a 12)

A nossa fé em Deus não será decepcionada, está chegando o dia em que a benção de Deus será revelada em nossas vidas, mas isso é só para quem crê.

Jesus não faz nada de acordo com a vontade humana, mas através do poder divino, Jesus mandou que enchessem as talhas, Maria disse que fosse feito tudo o que Jesus mandasse então Jesus ordenou que as talhas fossem cheias de água, Ele não mandou que fossem cheias pela metade, mas fossem completamente cheias, pois, Ele não faz nada pela metade, quando Ele faz uma obra Ele faz por completo.

Deus sempre trabalha de forma organizada, primeiro é necessário retirar, segundo encher e por último levar as talhas. Após os criados cumprirem as ordens de encher de água as talhas eles levaram as talhas amo mestre sala, mas quando as talhas chegaram até ele, o mestre sala experimentou o vinho e viu que era o melhor vinho que já havia sido servido naquela festa.

Quando levaram as talhas com água, no caminho a água tornou-se em vinho, o milagre da transformação aconteceu, todas as vezes que nos movemos na presença de Deus Ele transforma a tristeza em alegria, é neste momento em que vemos a manifestação do poder de Deus.

Este foi o primeiro milagre, o segundo milagre está relatado conforme segue:

" E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galiléia. Ouvindo este que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte. Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis. Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra. Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu. E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive. Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou. Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa. Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judéia para a Galiléia." (João 4: 43, 48 a 54)

Sempre haverá uma segunda chance em nossas vidas, se não formos abençoados hoje, podemos ser abençoados a qualquer momento, enquanto a vitória não nos alcançar Jesus estará passando novamente para nos dar outra chance.

O oficial disse a Jesus que o filho dele estava à beira da morte, mas Jesus disse que o filho dele estava vivo, primeiro o homem pediu que Jesus descesse com Ele, muitas vezes nós queremos que Ele desça a nós, mas é nós que precisamos descer na oração, quando nós descemos na presença de Deus, a benção é certa.

Aquele oficial, enquanto voltava para sua casa, antes que ele chegasse a sua casa veio ao encontro dele um servo para lhe dizer que o seu filho estava vivo. O homem olha para o servo e talvez tenha se questionado quando o filho havia sido ficado são? Mas naquela hora aquele homem pai de família foi transformado, pois, a benção do Senhor estava com ele. Quando nós descemos na presença de Deus, a resposta é certa.

Sempre que nos movemos em Deus milagres acontecem em nossas vidas, enquanto estamos buscando a Deus, Ele está trabalhando em volta de nossa vida, Ele trabalha por aqueles que o esperam.

Então desperta para adorar a Deus, desperta!!! Deus está trabalhando onde nós não estamos vendo, e quando o adoramos o milagre acontece em nossas vidas.

Primeiro milagre – água transformada em vinho

Segundo milagre – a cura do filho do oficial

O terceiro milagre que aconteceu foi quando Jesus estava indo a festa das águas não por causa da festa, mas para abençoar a vida de um homem este homem estava a 38 anos esperando por este milagre, talvez estejamos a um passo da conquista do nosso maior milagre ou estejamos na espera a muitos anos.

Jesus está em busca dos verdadeiros adoradores, Deus não olha para mecanismos, Ele é Espírito e Ele se importa que os verdadeiros adoradores o adorem em Espírito e em verdade.

É como se a bíblia dissesse que depois daqueles milagres, outros viriam a acontecer, ou seja, traduzindo para os nossos dias, depois de setembro, veio outubro que quem sabe pode ser o mês do nosso milagre, creia no novo tempo, na bênção do Senhor na nossa vida.

Apenas uma porta dava acesso ao tanque de Betesda, Ele entrou pela porta por onde passavam apenas as ovelhas, na verdade Ele entrou como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ali havia muitos enfermos a espera do seu milagre.

Havia uma multidão que aguardava que as águas fossem agitadas, nós estamos vivendo uma verdadeira busca espiritual a maioria dos cantores, pregadores são comuns são poucos os arcanjos que aparecem para fazer a diferença, pois a maioria só quer receber de mãos beijadas, havia uma multidão que esperava para receber de Deus, mas ninguém sai da presença de Deus sem receber.

Depois que o anjo tocava na água nela havia um poder de cura, nada que Deus toca permanece do mesmo jeito significa que todos nós não permaneceremos do mesmo jeito. Todos nós receberemos de Deus.

Betesda significa casa de misericórdia de tempo, porque as portas do tanque eram abertas de tempo em tempo, pois eram as portas de misericórdia de Deus que eram manifestadas naquele lugar no tempo determinado por Deus. Aqueles homens precisavam dos seus esforços para serem abençoados.

Por isso aquele homem há 38 anos tentava e não conseguia sua cura, o problema é que como ele tinha limitações dependia da misericórdia dos outros para poder ter acesso ao tanque e quando ele conseguia ajuda, outra pessoa se beneficiava da bênção antes dele, pois era mais hábil. Conosco hoje, o mundo pode até ser dos mais espertos, mas na casa do Senhor quem traz e quem coloca as pessoas na posição é Deus, se ninguém é capaz de nos ajudar, Ele vem em nosso favor.

Aquele homem só tinha sofrimento e dor há muito tempo, mas Jesus se importou com ele e perguntou a ele se ele queria ficar são. Embora Jesus soubesse que aquele homem precisava daquela oportunidade Jesus o questionou se ele queria ficar são. Naquele momento Jesus viu as frustrações daquele homem, então Jesus deu uma oportunidade individual impulsionando a vida dele para o milagre que ele tanto esperava. Mas para que este milagre acontecesse foi necessário três palavrinhas:

Havia – existir, ter em mãos o que é próprio; Jesus tinha tudo o que era próprio para realizar aquele milagre;

Tempo – significa oportunidade individual; era tudo o que aquele homem precisava;

Colocasse – significa impulsionar, ele necessitava de ajuda para ter acesso ao tanque;

Jesus sabia o que aquele homem queria, mas Ele queria despertar o sonho daquele homem, aquela multidão já conhecia aquele homem há muito tempo. Precisamos compreender que Jesus quer ouvir de nós, nem que seja um lamento que é algo bem diferente de murmuração.

Jesus nos diz hoje, que apesar das marcas que existem em nossas vidas, Ele hoje nos dá uma oportunidade individual nos impulsionando para recebermos um milagre para nos colocar para fora da situação que nos impede de seguir. Olhe para o alto, pois, será de lá que virá o nosso socorro. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: