Animação IBESO

Tradutor / Translate

12 de setembro de 2011

PECADO OCULTO

11/09 /11 Culto de Celebração

Pr. Cláudio

"E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria." (Josué 1: 1, 2 e 6)

Deus chamou Josué, para que este substituísse a Moisés, e lhe fez uma promessa de que assim como Ele havia sido com Moisés, assim seria com ele também. (Meditar em Josué capítulo 1)

Para que Josué gozasse de tudo o que Deus tinha para ele, era necessário não aparta-se do livro da lei, ele deveria meditar de dia e de noite, desta forma a bênção do Senhor estaria com ele, onde quer que ele fosse. Para que Deus manifestasse seu poder e graça no meio do povo de Israel era necessário obedecer à palavra de Deus.

Deus falou ainda a Josué, que ele não deveria temer e que ele tivesse bom ânimo, pois Deus estaria com ele, pois, haveria momentos em que a vontade de desistir e desanimar seriam grandes.

Josué chegou às muralhas de Jericó com o povo diante dos muros, Josué era um guerreiro, um verdadeiro líder, ele não usou de estratégia militar, mas ele ouviu a voz de Deus. Existem situações que não adianta nós planejarmos, mas a ordem de Deus foi dar sete voltas em volta das muralhas para que elas caíssem e eles tomassem a terra prometida. (Meditar em Josué capítulo 6)

Como o povo de Israel estava debaixo da obediência a Deus, as muralhas caíram por terra, e eles venceram ouvindo a voz do Senhor seu Deus, Josué tinha em mãos o Pentateuco (são os cinco primeiros livros da bíblia Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), e no livro de Deuteronômio capítulo 28 Deus fez várias promessas a Israel, dentre as quais, Deus lhes prometia exaltar em todas as nações da terra.

Quando o povo de Israel subiu para possuir a terra de Jericó, eles estavam em obediência, a sua entrada foi triunfante e feliz, pois ele estava debaixo da cobertura de Deus. Quando nós obedecemos esta palavra que é infalível, o impossível se torna possível, porque Deus vai à nossa frente e a vitória é certa.

Porém, existia uma segunda guerra a qual os israelitas deveriam enfrentar para conquistarem as terras de Ai, ali existia um pequeno povoado, eles não possuíam armas, os espias verificaram que o povo fraco, naquele momento os israelitas estavam se sentindo fortes os suficientes para destruir tudo o que encontrasse.

Josué mandou apenas três mil homens para destruir tudo, porém, aquele povo pequeno foi capaz de se defender e envergonhar o povo de Israel, assim eles sofreram sua primeira derrota, foram derrotados por um povo pequeno e sem armas. Então Josué buscou respostas do porque eles haviam perdido? Como Deus os deixou perder para aquele pequeno povo?

A resposta de Deus foi rápida e direta, eles pecaram e continuariam perdendo as batalhas enquanto o pecado estivesse rondando o povo. Se existe algo que Deus não suporta é o pecado, Ele é zeloso em cumprir a sua palavra quer seja para abençoar, quer seja para corrigir.

Naquele momento existia pecado escondido no meio do povo, Deus ordenou que Josué convocasse a todo o povo, para que encontrassem onde estava o erro. Havia um homem chamado Acã que estava descumprindo a ordenança de Josué, pois, a ordem era destruir tudo o que fosse encontrado, e não ficar com nada.

"Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis. Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão ao tesouro do SENHOR." (Josué 6: 18 e 19)

Ao invés de destruir, Acã estava guardo em sua tenda uma capa, alguns ciclos de prata e de ouro a conseqüência de sua atitude foi gravíssima, pois, por causa de seu pecado escondido, 36 homens do exército israelita morreram, além de terem perdido a batalha. Acã foi sentenciado à morte por apedrejamento. (Meditar em Josué capítulo 7)

Existem pessoas que tentam enganar os outros, achando que não serão descobertos ou pensam que seus atos não têm nada a ver, a bíblia diz que todos pecamos e fomos destituídos da glória e o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida através do sangue de Jesus que nos purifica de nossos pecados.

Uma vez que o pecado foi removido, o exército voltou ao campo de guerra tendo a Deus a frente da peleja, e assim eles conseguiram conquistar a terra de Ai. (Meditar em Josué capítulo 8).

Esta passagem deixou claro que não seria pela força militar que Israel venceria a batalha, mas pela força do Senhor e pela presença do Senhor, tudo dependia da obediência da palavra de Deus. Se o povo obedecesse, Deus os abençoaria entregando os inimigos nas mãos de Israel, porém, se eles pecassem Deus os entregaria nas mãos dos inimigos.

Quem vive dos prazeres da carne, está sujeito a ser entregue a satanás, a raiz desta árvore é mau pelos frutos se conhece a árvore. Crente até o diabo é, pois, na presença de Deus até o diabo estremece e reconhece a soberania de Deus. Hoje o Senhor está à procura de discípulos, servos tementes a Ele.

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia; Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias; Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus." (Gálatas 5: 19 a 21)

O salário do pecado é a morte, cedo ou tarde, Deus nos pega na esquina para nos cobrar todas as nossas atitudes, muitos acham que tudo isso que tem sido pregado são historinhas passadas, mas enganam-se, crente sem compromisso, cuide-se.

Nós um dia nos depararemos com a morte, Paulo dizia que passaria pela morte, de cabeça erguida, pois, Cristo o havia purificado da morte, aquele que tem a vida no altar com temor a Deus passará pela morte dando glória a Deus.

Muitas vezes fechamos os olhos, e continuamos cometendo o mesmo pecado, devemos abrir mão dos pecados de “estimação” para que o Espírito Santo de Deus nos liberte, se pecado fosse bom e Deus se agradasse, Jesus não teria vindo e morrido por nós.

Na bíblia não existem brechas, como em nossas leis que permitem alguns “benefícios” para o condenado. Muitas pessoas vivem buscando uma forma de se justificar, Jesus não veio para morrer na cruz para termos um natal bonitinho de dingobel.

Na segunda batalha de Josué, ele venceu sabe por quê? Ele tirou o pecado do meio do povo. O que aprendemos com isso? O pecado escondido de uma pessoa ameaçou ou bem estar de toda uma nação, outros pagaram preço com a própria vida. O que aprendemos aqui? A importância da obediência.

Obedecer não é para qualquer um não, é para quem tem o coração quebrantado e humilde. Podemos imaginar Acã tentando argumentar, de que um pouco de ouro ou prata não faria mal algum.

O problema não estava na riqueza, mas Deus havia proibido que alguém tocasse ou ficasse em alguma coisa. Hoje muitos acham que não tem nada a ver tomar uma cervejinha, assistir um videozinho pornô, ver os filhos fumando baseado, o esposo que enganando a esposa e por aí vão usando a teoria do não tem nada a ver que é só pedir perdão e Deus perdoa. Não confunda a graça com libertinagem!!!

O diabo tem pago um alto preço, pela desobediência, será que queremos seguir o mesmo caminho? O grande problema é que nós não estamos mantendo o autocontrole de nós mesmos, para cada ação, existe uma reação.

Faz mal satisfazer alguns prazeres da carne? Existe algum mal tomar uma cervejinha? Furtar o porquinho de vez em quando? Mentir de vez em quando?

Um abismo chama outro abismo, são os pequenos pecadinhos que vão trazendo os grandes, tais coisas foram proibidas porque foi Deus quem falou, mesmo sem compreender devemos respeitar as regras.

Mas há quem diga “eu sou revolucionário, e gosto de quebrar regras”, então assuma as conseqüências. Muitos acham que o pecado oculto não prejudica.

"E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar." (Hebreus 4: 13)

Não adianta queremos nos esconder da face de Deus, pois, Ele é onisciente, onipresente e onipotente, não adianta correr ou se esconder, pois, os olhos do Senhor estão sobre as nossas vidas, e tudo está sendo registrado por Deus e Ele nos cobrará. Nós podemos enganar a homens, mas a Deus já mais, naquele grande dia, não haverá desculpas

"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." (Efésios 5: 11)

Não devemos ser cúmplices, coniventes com o pecado, se nós virmos alguém no pecado, deveu abrir-lhe os olhos, pois, até aqueles que se omitem também serão réus. O pecado escondido atormenta a consciência, veja o exemplo de uma criança quando faz uma coisa errada ela até treme quando os pais chamam.

O pecado oculto de Acã, fez com que 36 pessoas fossem mortas, só por causa de sua desobediência o povo foi envergonhado, por um povo fraco e sem armas militares de guerra, só por causa de um pecado escondido.

O que tem de jovem cometendo todo tipo de pecado, a família depois se torna vitima de preconceito, pois, os outros olham para eles com julgamentos e preconceitos, até dizem: “olha filho não quero você com fulano porque ele não é um bom exemplo...”.

Quantas mulheres inocentes têm morrido de AIDS, por causa do pecado escondido do próprio marido? Deus não tem nada a ver com nossas atitudes, não podemos aceitar o erro dos outros, quantos filhos nas drogas e os pais são obrigados a saudar as dívidas com traficantes para salvar a vida de seus filhos?

Existem muitas pessoas que estão com os pés no inferno e não tem ciência disto, a mente já está tão cauterizada que ela não teme mais a nada, as atitudes são de satisfação de desejos.

"Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou." (Hebreus 12: 17)

Mudança de vida é o primeiro passo para alcançarmos a salvação. Como devemos lidar com o pecado escondido? Considere os princípios bíblicos, deixe de se enganar, deixe de se questionar por coisas e pequenos detalhes. Deixe de usar versículos isolados para tentar justificar o seu pecado. Reconheça que seu pecado escondido está errado, não é o que pensamos que define o que é pecado é a própria palavra de Deus.

Devemos deixar o achismo de lado, deixar de praticar erros e usar a bíblia como nosso respaldo verdadeiro.

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte." (Provérbios 14: 12)

Podemos fechar os olhos e recusar ouvir a palavra de Deus, mas nada mudará esta palavra, pois, ela foi estabelecida na cruz do calvário.

"O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável." (Provérbios 28: 9)

O que desvia os nossos ouvidos dos olhos de Deus, até a oração será abominada diante dos olhos de Deus. É necessário arrepender-se, nós procuramos formas suaves para tratar o pecado, mas Deus trata de forma única. O que encobre as fraquezas e pecados já mais prosperará, mas o que as confessa e as deixa, alcançará misericórdia.

Existem três tipos de provação, a que Deus prova, a que satanás nos prova, e quando nós mesmos nos colocamos em provas, pelas nossas atitudes precipitadas e impensadas. O que encobre os seus próprios pecados já mais prosperará.

"Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo." (I Tessalonicenses 1: 7 e 8)

Devemos analisar nossas vidas, e buscar os nossos erros, confessar nossos pecados, para sermos libertos do pecado. Se não somos capazes de vencer o pecado sozinho, devemos procurar ajuda de alguém,

"Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tiago 5: 14 e 16)

Devemos confessar nossos pecados uns aos outros e devemos orar uns pelos outros, para que possamos ser curados, os doentes devem chamar os presbíteros da igreja, entenda mesmo depois de ser perdoada por Deus, sofrerá as conseqüências de seu pecado. Assim foi o que aconteceu com Davi quando adulterou com Bete-Sebá, seu filho morreu, Deus o perdoou, porém a conseqüência do seu pecado foi a morte de sue filho. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: