Animação IBESO

Tradutor / Translate

3 de setembro de 2011

JEZABEL

JEZABEL

Oração das Damas dia 01/08/11

Dama da Graça: Aline Melo

"E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou." (I Reis 16: 31)

1 - Quem foi Jezabel

No hebraico bíblico seu nome significa “não há nobreza”. Jezabel trazia em sua bagagem espiritual o culto a deuses fenícios, um deles era baal, após casar-se com Acabe, ela mandou edificar um templo para adoração a baal. Acabe foi influenciado por sua mulher a cultuar os deuses seguidos por ela.

A quem nós temos influenciado? Nossa família, amigos, colegas de trabalho? Que tipo de influência temos exercido? Será que temos sido um bom exemplo? Será que temos exalado o bom perfume de Cristo? Qual tem sido o nosso testemunho como igreja do Senhor? Será que como Sara, Ester, Débora, ou como Jezabel?

2 - A idolatria de Jezabel e Perseguição aos Profetas

(Meditar em I Reis 19: 1 a 7)

Jezabel não se limitava apenas a cultuar os deuses de sua cultura, mas ela combatia com todas as suas forças a todos os profetas do verdadeiro Deus, tendo seu marido por aliado realizando suas vontades mais perversas. Os sacerdotes e profetas israelitas foram eliminados os que sobreviveram foram exilados no deserto devido à perseguição promovida por ela.

"Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria." (Apocalipse 2: 20)

Neste texto, é possível ver claramente a ira de Deus contra as práticas dos falsos ensinos e da imoralidade, a mulher descrita neste contexto, era uma falsa crente da igreja de Tiatira, uma mulher que se dizia profetiza, assim como Jezabel.

Hoje, quantas Jezabeus, não têm dentro da igreja? Ouvem a palavra de Deus, mas ainda continua a cultuar as raízes da velha criatura e vivem a perseguir homens e mulheres de Deus difamando, caluniando ou fazendo fofocas, ou melhor, como muitas dizem: “isto é apenas um comentário...”

Quando Jezabel tomou conhecimento de que os profetas de baal haviam sido humilhados pelo verdadeiro Deus e que todos os profetas haviam sido mortos, então acendeu-se uma ira em Jezabel contra o profeta Elias de modo que ela o ameaçou, mandou caçar a Elias como quem caça um bicho para o matar. Elias como homem sujeito aos mesmos sentimentos que nós, teve medo e foi refugiar-se no deserto.

3 – Sua atenção e ganância História de Nabote

(Meditar em I Reis 21: 1 a 16))

Jezabel, ela poderia ter todos os defeitos, mas nela encontramos uma característica que podemos trazer para nossas vidas, ela era observadora.

Acabe tentou comprar a vinha de Nabote, mas este não quis vender, pois, tratava-se de uma herança, isto muito entristeceu a Acabe, mas Jezabel observou que algo havia entristecido o coração de seu marido, ela procurou se inteirar do que o afligia como uma “boa esposa” ela ouviu tudo e logo teve uma idéia de como fazer para conquistar aquelas terras de Nabote de forma que seu marido fosse beneficiado.

Quantas de nós vemos alguém a quem amamos abatido e muitas vezes não estamos dispostos a ouvir ou simplesmente nem percebemos que algo diferente está acontecendo? Devemos ser vigilantes verdadeiras atalaias, devemos OBSERVAR, VER e IDENTIFICAR o problema para depois tomarmos uma atitude digna de alguém direcionado pelo Espírito Santo de Deus.

Jezabel foi além, planejou mandar tirar a vida de Nabote alegando que ele havia blasfemado contra Deus e contra o rei, este crime não tinha perdão e a sentença para este tipo de crime era o apedrejamento. E foi assim que Jezabel fez para “presentear” seu marido e mostrar a ele o seu poder e do que ela era capaz de fazer para atingir seus objetivos.

Hoje vemos cada vez mais mulheres assumindo o lugar de homens em funções, cargos elevados, tomando decisões, até mesmo em casa. Não que isso seja errado, claro que não, mas temos que ter o cuidado para que não nos tornemos mulheres auto-suficientes, autoritárias, precisamos ser vigilantes e assumir a postura de uma verdadeira mulher de Deus, ou seja, temente a Deus primeiramente e submissas aos maridos, pois, Deus os criou para serem o cabeça da família e nós como ajudadoras idôneas ao seu lado.

Jezabel era uma mulher dominadora, manipuladora, conquistadora, todo o poder de decisão estava em suas mãos, seu marido Acabe, não passava de um fantoche manipulado em suas mãos. Quando ela queria algo, ela usava todas as armas que ela dispunha em suas mãos.

Quantos lares não vemos hoje que vivem algo parecido? Os anos passam, mas alguns sentimentos e atitudes permanecem sendo manipulados por legiões de demônios, que tentam a todo custo destruir lares e famílias.

Nós como servas do Senhor temos que nos manter na posição, não podemos nos deixar seduzir por tudo o que temos visto neste mundo todos os dias. Deus nos chamou para ser sal e luz para este mundo, devemos esperar e confiar no Senhor, nos permitir ser lapidadas todos os dias pelo Espírito Santo de Deus, porque só Ele nos convence do pecado.

4 – Seu Fim

(I Reis 21 : 23), (II Reis 9 : 1 a 37) e (II Reis 10 : 1 a 14)

Jezabel fez a sua escolha, ela trilhou os seus caminhos de acordo com sua vontade e maldade, antes que Elias fosse arrebatado, ele a advertiu de seu fim, mas ela não deu créditos a voz do homem de Deus, e o seu fim foi uma morte trágica de seu corpo sobrou apenas o esqueleto, a palma das mãos e os pés.

Todos os anos servindo ao deus baal foram perdidos pela família constituída por Acaz e Jezabel, pois, eles mesmos assinaram a sua sentença de morte ao desafiar ao verdadeiro e único Deus de Israel, o primeiro a morrer em peleja foi Acaz, seguido por Jezabel e posteriormente os setenta filhos que Acaz teve todos eles foram mortos não sobrou se quer um vivo para contar história.

Sua índole, sua fama, sua idolatria, todas essas características não são difíceis de serem encontradas no nosso meio hoje, o que devemos fazer é buscar ter uma vida no altar do Senhor para que possamos ser lapidados pelo Espírito Santo de Deus todos os dias, precisamos buscar ao Senhor, com sinceridade e reconhecer que precisamos da ajuda do Senhor para sermos lapidados.

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais." (Jeremias 29: 11)

O Senhor tem grandes planos para nossas vidas, mas somos nós que fazemos nossas escolhas todos os dias e de acordo com nossas escolhas, podemos estar assinando nossa sentença de morte como fez Jezabel com toda a sua maldade ou podemos gozar de uma vida plena na presença do Senhor. Então qual tem sido a sua escolha? Pense nisso!!!

Nenhum comentário: