Animação IBESO

Tradutor / Translate

12 de agosto de 2011

SEGURANÇA NO SENHOR

CULTO DA VITÓRIA

10/08/11

PR. Cláudio

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta." (Salmos 127: 1 a 5)

Este Salmo foi escrito pelo rei Salomão, um dos homens mais sábios que a terra conheceu e até hoje não surgiu outro como ele em sabedoria, só que Salomão errou com toda a sua sabedoria, pois, permitiu a divisão do reino de Israel em reino do sul e do norte. Ele deixou o povo de Deus ser dividido em dois reinos, mas ele também aprendeu com seu erro, redimindo-se de seus pecados voltando-se para o Senhor.

Alguns historiadores, afirmam que quando Salomão escreveu este Salmo, no período a qual o reino foi dividido, e isto o deixou muito abatido. Vemos em Salomão um homem que gostava de refletir, ele se recolhia em sua tenda, palácio, ali ele meditava sozinho. Tem horas que precisamos refletir em nossas vidas.

Salomão meditou em torno de seu lar, pois, naquele tempo as cidades estavam sendo construídos, os reis investiam em soldados, sentinelas, de modo que eles pudessem proteger as cidades, apesar de toda a segurança aplicada, muitas vezes, Deus era esquecido, desta forma as “grandes fortalezas” ficavam vulneráveis, pois, a presença do Senhor não estava ali.

Todos nós procuramos ter um lar para edificar, a constituição de um lar e uma família, são uma das razões que nos levam a trabalhar para buscar uma vida melhor e quem trabalha quer ter prosperidade em seu lar. Tudo nesta terra tem um objetivo, todos nós buscamos ter uma morada, buscamos segurança. O rei Salomão chegou à conclusão que o trabalho humano, numa visão ampla tirando as responsabilidades como cidadão, o trabalho nada mais é do que um fardo, é claro que todos nós necessitamos dele para viver, pois, é a nossa fonte de renda, mas ao nos lançar em nosso trabalho para suprir nossas necessidades, temos vendido o nosso tempo em troca de satisfazer nossas necessidades que são muitas. Ele concluiu que se o Senhor não edificar a casa, em vão é o trabalho daqueles que a edificaram.

Nós nos matamos muitas vezes por nosso trabalho e muitos deixam faltar o tempo de Deus, pois, o trabalho tem nos tirado o tempo, tempo de orar, tempo de louvar, tempo para uma intimidade com Deus..

O que Salomão quis dizer foi que o trabalho é importante, mas é importante que Deus edifique e esteja em primeiro lugar em nossas vidas, precisamos dedicar um tempo para Deus, pois, quando deixamos de dedicar a Deus, deixamos de receber algo da parte de Deus.

Qual o segredo para Deus edificar o nosso trabalho? É o temor ao Senhor, que nada mais é do que o princípio da sabedoria. Isto envolve, o louvor, a oração, colocar a palavra em prática os princípios e ensinamentos, a nossa sociedade é repleta de princípios, por exemplo, quem rouba, tem como conseqüência a prisão, assim também é a palavra de Deus, ela tem princípios, será que temos amado a Deus, sobre todas as coisas?

Amar a Deus sobre todas as coisas:

1 – Cansaço: honrar a Deus sobre todas as coisas, nos faz superar o cansaço para estar na presença do Senhor. Muitas vezes estamos cansados, isto é algo natural nas nossas vidas, mas justo no dia nós temos um compromisso com a obra de Deus, nós deixamos nos abater pelo cansaço e acabamos desmarcando este compromisso.

2 – Fidelidade: é colocar em primeiro lugar os conselhos da palavra. Quando as nossas dívidas falam mais alto que a nossa fidelidade para com Deus, não amamos a Ele sobre todas as coisas;

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios;" (Salmos 1: 1 parte)

Tem pessoas que tem tudo, ama a todos menos a Deus.

3 – Tempo: Deus tem o tempo certo para edificar nossas vidas, quando não vigiamos em nossa vida, muitas vezes padecemos pelas escolhas precipitadas, tudo porque o Senhor não edificou.

Nós precisamos deixar Deus edificar, e foi pensando nisso que Salomão escreveu este texto. Quando as coisas vêm fáceis de mais, elas vão da mesma forma que vieram em nossas mãos.

4 – Entrega: coloque nas mãos de Deus a tua casa, os seus relacionamentos, o trabalho, enfim toda a sua vida, desta forma já mais seremos envergonhados, já mais perderemos tempo em colocar nas mãos do Senhor. Aqueles que esperam no Senhor já mais serão confundidos ou envergonhados.

Não é porque o nosso sentimento está querendo algo que nós devemos satisfazer nossas vontades, porque o que é de Deus, as coisas acontecem naturalmente. Quando Deus edifica, as coisas acontecem de forma diferente. Deus transforma e coloca todas as coisas em ordem e quando Ele edifica a mudança em nossas vidas é verdadeira e dura para sempre. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: