Animação IBESO

Tradutor / Translate

22 de agosto de 2011

QUAL TEM SIDO A SUA OCUPAÇÃO?

21/08 /11 Culto de Celebração

Pr. Cláudio

"Então lhe disseram: Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu?" (Jonas 1: 8)

Jonas recebeu da parte de Deus um chamado, uma missão de ir pregar em Nínive, aquele povo, adoravam deuses e imagens uma delas era a figura de um grande peixe, para aquele povo, os estrangeiros não eram bem aceitos, e se tais pregassem um deus diferente do deus a qual eles serviam, estes o matavam.

Conhecendo a história daquele povo, Jonas recusou-se ir para aquela terra tentou fugir da face de Deus ao tomar uma embarcação que estava partindo para a cidade de Társis, mas quando a embarcação estava em alto mar, veio uma forte tempestade, todos os tripulantes estavam procurando lançar ao mar tudo o que podiam para evitar o naufrágio, mas cada vez mais a tempestade e as ondas ficavam mais violentas, então os marinheiros foram buscar ajuda e respostas em seus deuses, e encontraram a Jonas dormindo, então aqueles homens após lançar a sorte descobriram que a causa daquela tormenta dava-se por causa de Jonas, que após ser questionado assumiu que estava fugindo do Poderoso Deus Altíssimo, e que a solução seria lançá-lo no mar.

Quando Jonas foi lançado no mar, veio um imenso peixe e o engoliu, após três dias e três noites no ventre do peixe, Jonas foi vomitado na terra de Nínive, cidade a qual Deus havia designado a Jonas.

Naquela cidade, Jonas pregou o arrependimento aquele povo, então, eles confessaram seus pecados a Deus, redimiram-se de seus maus caminhos e o Senhor os perdoou.

Mas antes disso tudo, os marinheiros daquela embarcação, questionaram a Jonas, quem ele era de onde ele tinha vindo, de que povo ele pertencia, qual a ocupação dele?

Hoje o Senhor nos pergunta: “qual tem sido a nossa ocupação hoje”?

Deus colocou em nossas mãos uma missão, Ele nos conhece melhor que qualquer outra pessoa, mas muitas vezes nós escolhemos a contramão da vontade de Deus.

Qual tem sido a nossa primazia? Nós temos cuidado de nossa vida secular, temos ocupado todo o nosso tempo com tantas coisas, não é errado isso não, mas precisamos deixar e dedicar um tempo para o Senhor, pois, o tempo está passando e Deus tem um plano e um propósito para nossas vidas, mas nossa preocupação tem sido apenas com nossos problemas e projetos pessoais.

Quando nós partirmos desta terra, tudo isso ficará, a pergunta é? Será que Deus nos chamou para isso? Será que Ele entregou a vida por nós apenas para cuidarmos de nossa vida? Porque será que não paramos para pensar em nosso chamado? Nosso chamado é cumprir o IDE do Senhor, influenciar pessoas através da palavra de Deus e as conduzir ao caminho da salvação.

Precisamos entender que a cruz vai além da salvação, ela também significa renuncia! Se nossa preocupação está apenas no material, o dia que nós fecharmos nossos olhos nesta terra, tudo o que construímos ficará. Nossos diplomas apenas serão recordações para quem ficar, de nada mais servirão.

Quando nossas aflições estão envolvidas juntamente com os planos de Deus, passamos por aflições, mas o Senhor passará conosco, temos que saber dividir nosso tempo.

"Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." (Mateus 22: 21)

"Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Salmo 127: 1)

Precisamos nos dispor mais para a obra, mesmo que não tenhamos tempo, podemos ajudar a manter aqueles que tem tempo, é hora de deixarmos de ser críticos com aquelas pessoas que estão a colocar a mão no arado e nos dispormos.

Neemias estava edificando os muros de Jerusalém e Sambalate e Tobias, estavam a criticar. Cuidado com as críticas, pois, ai daqueles que tocam no ungido do Senhor. Está na hora de pararmos para pensar de que lado estamos? De Deus ou do diabo? Será que estamos sendo covardes, que ao nos deparar com a primeira luta, já queremos desistir?

Nada vem de mãos beijadas para nós, por isso precisamos lutar, pois, onde nós temos mais lutas, ali estará à grande vitória do Senhor para nossas vidas. Deixe Deus agir no tempo Dele. Nós somos filhos de Deus, e como filhos, temos direito a uma herança, Deus não é nenhum irresponsável, pois, ai daquele que tocar no ungido do Senhor.

Qual tem sido a sua ocupação?

Deus nunca escolheu desocupados para a obra, quando Ele escolheu Davi, Davi estava no campo pastoreando ovelhas, Abraão estava a zelar do patrimônio de sua família, mas ele foi capaz de largar tudo e seguir a voz de Deus. Quando Jesus escolheu os doze apóstolos que o seguiam, todos eles estavam trabalhando para garantir o sustento. Deus tem cuidado de seus escolhidos, e quando é para a obra não há desculpas, pois, Deus não é nenhum irresponsável, quando abraçamos a obra, Deus abraça nossa causa.

Qual tem sido a sua ocupação?

Existem pessoas que vivem de passado, carregado de mágoas de “estimação”. Todas as afrontas que vem sobre a nossa vida é para tentar nos parar, porque o inimigo sabe que se ele conseguir nos parar, nós não daremos continuidade a nosso chamado, e as almas que deveriam ser salvas através de nossa vida e testemunho, não serão alcançadas.

Para aqueles que estão parados no meio do caminho, levanta a tua cabeça, pois a tua vida não pode ser baseada no passado, mas vivendo o presente e de olho no futuro caminhado ao lado do Senhor, trilhando a cada dia uma nova história.

Paulo foi um perseguidor do evangelho por zelo a obra de Deus, pois, ele vivia de acordo com a lei, mas quando ele seguia no caminho de Damasco os seus olhos espirituais foram abertos, e ele entendeu que ele não perseguia ao povo, mas ele estava perseguindo ao próprio Deus.

Qual tem sido a sua ocupação?

Naquele grande dia muitos dirão: “Senhor, em teu nome eu profetizei, expulsei demônios, falava em línguas, profetizava em teu nome..”, mas o Senhor dirá a eles: “apartai de mim, pois tudo o que fazias, era para se aparecer, para a sua própria glória!”

Sabe qual a verdadeira ocupação de um servo?

É fazer a obra de Deus crescer com excelência, levantar ao caído, é ser a favor da obra de Deus, pregar o evangelho a toda à criatura cumprindo o ide, realizar a vontade de Deus, ainda que esta vontade sobreponha a própria vontade, quem está na obra de Deus vive guiado por Deus.

Existem muitos ignorantes por aí que dizem: “não senti Deus me tocar para fazer isso..”, a ordem de Deus é clara, devemos cumprir o IDE. Quando Jesus morreu na cruz por nós, Ele morreu para nos dar vida, e vida em abundância.

Nós somos a Zoé de Deus, que quer dizer a própria vida de Deus dentro de nós, somos templo e morada do Espírito Santo de Deus. Quando as lutas vêm sobre nossas vidas, elas vêm para aumentar a nossa intimidade e comunhão com Deus, mas quando estamos cegos espiritualmente, não conseguimos ver e entender isso, a única coisa que fazemos é murmurar, trazendo para nossa vida a “síndrome do coitadinho”.

Existem situações que passamos em nossa vida que são para aumentar a nossa fé, existem momentos de humilhação e choro, mas nenhum sofrimento é eterno, pois, onde abundou a humilhação superabundará à exaltação de Deus.

Deus não esquece nenhum filho seu, se o momento a qual estás vivendo hoje é de luta, creia que o Senhor irá mudar a sua história, ainda que te chamem de louco, pois, estes que te censuram verão a glória de Deus na sua vida.

Nós podemos questionar qualquer pessoa, mas não podemos questionar a fé de ninguém, pois, a fé é algo particular de cada pessoa, não abra mão de seu chamado, daquilo que Deus tem te prometido. Ninguém tem o direito de julgar a ninguém, e é no pó que nós entendemos que cada um tem o seu valor quando nós nos encontramos na caverna, no fundo do poço, Deus não se esquece de nós e Ele nos chama pelo nome para fora da caverna para escrever uma nova história em nossa vida. Agora só depende de nós, pense nisso!!!

Nenhum comentário: