Animação IBESO

Tradutor / Translate

30 de agosto de 2011

EXEMPLO DE MULHER

Oração das Damas dia 25/08

Dama da Graça Aline Melo

"E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. ntão chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã." (Mateus 15: 21 a 28)

Quem era a mulher Cananéia? Era grega, siro-fenícia de nação. Este povo era politeísta, e cultuavam diferentes divindades, muitas oriundas de culturas vizinhas, ao longo de sua história, eles conservavam ritos bem arcaicos, como o sacrifício de crianças (em particular dos primogênitos) como também sacrifícios de animais.

O nome desta mulher não é mencionado na Bíblia assim como a mulher do fluxo de sangue, como a mulher sunamita, porém, mais importante que o nome, foi o exemplo deixado por estas mulheres e hoje em especial, falaremos mais sobre a humildade da A MULHER CANAÉIA, e que certamente servirá para enriquecer a nossa vida com Jesus.

Esta mulher tinha um problema com sua filha, pois, esta estava endemoninhada, certamente, ela deve ter procurado soluções com os deuses a qual a sua cultura cultuava, porém sua tentativa foi frustrada, pois, aquelas entidades nada puderam fazer por ela ou até pioraram a situação.

Jesus estava na jornada de Tiro a Sidom, e esta mulher Cananéia, estava nas proximidades quando ouviu falar de Jesus, esta mulher viu em Jesus uma oportunidade para que sua filha fosse liberta e foi em busca de seu milagre, ela estava disposta a qualquer coisa.

Por outro lado, Jesus seguia sua trajetória, pois, sua intenção era chegar a Decápolis (grupo de dez cidades na fronteira oriental do Império Romano na Judéia e Síria) para ali realizar a cura de um surgo / gago (Marcos 7: 31 a 37) e posteriormente ensinar a uma grande multidão por um período de três dias, e ali realizar a segunda multiplicação de peixes. (Marcos 8: 1 a 9).

Nesta jornada, Jesus não queria chamar a atenção de ninguém, mas era impossível que Ele passasse por algum lugar de forma despercebida. Então aquela mulher Cananéia, foi ao encontro do Mestre, clamando:

E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. (Mateus 15: 22)

Mas ao clamar por Jesus, Ele não lhe respondeu, os discípulos disseram a Jesus que mandasse ela embora. Quantas vezes nós nos encontramos com algum problema e muitas vezes procuramos simplesmente alguém que possa nos escutar, mas não encontramos?

Mas para a mulher cananéia além de ter sido desprezada pelos discípulos, o Mestre lhe deu uma resposta dura e de desprezo:

E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. (Mateus 15: 24)

A resposta que Jesus lhe deu foi muito dura, pois, ela não fazia parte do rebanho a qual o Senhor Jesus era o Pastor, aquela mulher estava à frente de um julgamento de sua vida, sua personalidade, suas crenças, mas ela sabia muito bem o que ela precisava, ela sabia que os seus deuses foram incapazes de trazer a cura para a filha dela. Esta mulher tinha em seu coração algo chamado determinação.

Muitas de nós desistimos muito fácil daquilo que queremos, de nossos sonhos, projetos e até mesmo daquilo que Deus tem colocado em nossas mãos.

Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! (Mateus 15: 25)

Aquela mulher, não se intimidou com a primeira resposta que havia recebido de Jesus, então ela desceu mais um pouco no vale da humilhação, prostrando-se aos pés de Jesus para adorá-lo, implorando por sua misericórdia, pois, certamente ela lembrava de sua filha naquele estado deplorável e se o Mestre era a sua última chance, ela não ia desistir.

Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. (Mateus 15: 26)

Mas Jesus mesmo vendo-a suplicando por socorro foi ainda mais duro com ela ao dizer não era justo deixar de alimentar aqueles que esperavam por Ele para alimentar aquela que não estava qualificada para receber aquele benefício. Naquele tempo os gentios, eram desprezados e humilhados pelos judeus, muitos os comparavam a cachorros, no sentido mais humilhante da palavra. Jesus embora já conhecesse o coração dela, Ele quis testá-la, para que Ele pudesse ver nela a diferença, algo que verdadeiramente lhe chamasse a atenção.

Mas aquela mulher não desistiu, naquele momento, ela estava disposta a tudo, ela já tinha batido em tantas portas, mas nenhuma delas foi capaz de resolver aquele problema de forma definitiva, naquele momento ela não tinha nada a perder, aquela humilhação era fácil suportar, o que ela não suportava mais era ver o sofrimento de sua filha.

Muitas vezes somos capazes de nos humilhar perante homens muitas vezes, mas não nos humilhamos diante de Deus. Humilhar-nos para homens pode ser ainda pior, pois tudo aquilo que falamos, pode ser mal interpretado, além da possibilidade de surgirem fofocas e boatos envolvendo nossa vida. Porém quando nos humilhamos perante o Senhor, o que oramos em secreto na presença Dele, fica entre nós e Deus, Ele sempre está disposto a nos ouvir, nos acolher e como Davi disse:

"Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." (Salmos 37: 25)

Aquela mulher, poderia não pertencer ao povo escolhido por Deus, mas o que ela já havia ouvido foi o suficiente, para que ela cresse.

E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. (Mateus 15: 27)

Sua resposta foi ainda mais humilde, pois, ela não se importava em comer do melhor que o Mestre poderia lhe oferecer, ela se contentaria em apenas comer a migalha. Vemos aqui, que em momento algum, esta mulher murmurou, mesmo sendo humilhada, diante daqueles que estavam ali ela não se importou com os outros, ela olhou para si mesma, olhou para o seu alvo que era a libertação de sua filha, e se humilhou ainda mais, por amor.

Quantas de nós seriamos capazes de fazer o mesmo?

Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. (Mateus 15: 28)

A palavra de Deus nos diz que o Senhor não resiste a um coração quebrantado e humilde, e está aqui a prova de que quando entramos na presença Dele, quando tiramos a maquiagem que camufla nossos sentimentos, quando nos despimos de nossas roupas do orgulho, da arrogância, quando descemos do salto alto da auto-suficiência, e nos colocamos prostados de joelhos aos pés do nosso Mestre, Ele não resiste.

Quantas pessoas já ouviram falar de Jesus, mas não deram ouvidos?

Quantas pessoas encontram-se no nosso meio, que já ouviram falar de Jesus, alguns até vivenciaram milagres em suas vidas e hoje estão mortas e cegas espiritualmente? se tornaram críticos que tudo questionam, e que são até capazes de dizer que milagres só aconteciam no passado?

Quantos de nós vivemos a era do imediatismo? Quantas vezes nós paramos para orar uma, duas três vezes e queremos a bênção imediatamente? Quantas vezes queremos barganhar com Deus, e entramos na presença Dele cheios do nosso “eu”?

Nós precisamos aprender com esta mulher, precisamos descer no vale da humilhação, do quebrantamento, da sinceridade, é isto que Ele procura em nós.

Quando em João (4: 23), ele diz que os olhos do Senhor estão sobre a terra à procura dos verdadeiros adoradores, João quis dizer que o Senhor está à procura de mulheres cananéias, mulheres que façam a diferença, mulheres que estejam dispostas a buscarem a face de Deus, deixe de comer das migalhas que caem da mesa, para sentar-se a mesa do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Quando vocês entrarem na presença do Senhor, façam isso da forma com a qual vocês nunca fizeram, abra o seu coração, conte a Ele onde é que dói, Ele conhece todos os seus problemas, mas Ele quer ouvir da sua boca, assim como Ele falou ao cego Bartimeu o que queres que Eu te faça? Será que Jesus não sabia o que Bartimeu precisava? Claro que sabia, mas Ele queria ouvir da boca dele. Hoje Ele te pergunta o que queres que Eu te faça mulher?

Se permita se liberte, como aquela mulher Cananéia fez, entre no vale da humilhação. Que este momento seja só você e o Senhor nesta hora, faça isso como se esta fosse a sua última oportunidade na presença de Deus.

Nenhum comentário: