Translate

28 de julho de 2011

DESCANSO NA SOMBRA DO ALTÍSSIMO

CULTO DA VITÓRIA

4º Dia da Campanha: Embusca de um Milagre

PR. Cláudio

Dia 27/07

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação." (Salmos 91: 1 a 16)

O Salmo 91 é um dos Salmos mais conhecidos pela maioria das pessoas muitas delas deixam suas bíblias abertas nele como uma espécie de amuleto. Mas meditando nele podemos ter uma percepção de que o autor tinha vivido experiências com Deus, por isso ele confiava tanto na proteção e refúgio no Senhor.

Existem teólogos que afirmam que este Salmo foi escrito por Moisés, mas não podemos afirmar com certeza a sua autoria. Mas se assim considerarmos, uma pessoa que está a caminhar no deserto, passará por muitas dificuldades, pois, durante o dia o sol é muito forte, por mais que uma pessoa tenha preparo físico, chegará um momento a qual o corpo será tomado pelo cansaço e o desânimo será certo, esta junção de cansaço e desânimo podem destruir qualquer plano, sonho ou projeto.

Muitas vezes, nós nos encontramos assim, cansados e desanimados de lutar, a verdade é que não existe super-crente, super-homem, todos nós somos dotados de sentimentos, mas nós temos algo em nós que faz toda a diferença que é a fé, através dela nós conseguimos nos manter de pé para continuar a lutar.

Para aqueles que caminhavam no deserto, o esconderijo do Altíssimo era um lugar a qual eles refugiavam-se para sentir a presença de Deus, buscá-lo na intimidade este era o esconderijo do Altíssimo.

Em nossos dias para que possamos descansar à sombra do Altíssimo precisamos aprender a confiar nossos problemas em Suas mãos, crendo que Ele será o nosso socorro, mas assim como o povo no deserto procurava um lugar mais afastado de todos para buscarem a Face de Deus, nós também precisamos, mas não é necessário sair em busca de um deserto, basta entrar em nosso quarto, fecharmos a porta e ali nos derramar na presença do Altíssimo, confiando a Ele nossas aflições.

"Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente." (Mateus 6: 6)

Existem momentos em nossa vida, a qual os problemas são tantos que nos sentimos sufocados e não encontramos solução a nossa volta e nessa hora contamos apenas com a misericórdia do Senhor para conosco.

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” (Salmo 91: 1)

O profeta Elias, passou por um momento único em sua vida, quando desafiou todo o povo a sacrificar ao Deus que respondesse com fogo, Deus x baal, depois desta demonstração de fé, e todo o povo declararem que só o Senhor era Deus, Elias passou a ser perseguido por uma mulher chamada Jesabel.

Naquele momento, Elias sentiu medo, ameaçado e só, então buscou refúgio em uma caverna. Quantas vezes em nossa vida nos sentimos como Elias? Quantas vezes o nosso maior desejo é jogar tudo para o alto e sumir de uma vez?

Quando Elias foi para caverna, ali naquele momento ele estava a abrir mão de seu ministério. Aquele que busca refúgio na sombra do Altíssimo encontra descanso, mesmo estando na caverna, Deus não abriu mão de Elias, e Deus sabia que aquele homem havia chegado ao limite, então Deus o chamou para fora da caverna, porque ali não era o lugar dele, pois, Deus ainda tinha planos para a vida de Elias que ele nem imaginava.

Muitas vezes nos encontramos como Elias, sozinho, desesperado e tomamos decisões precipitadas, sem antes buscar a Deus, até mesmo porque muitas vezes nós não temos intimidade com Deus. Mas quem descansa na sombra do Altíssimo, este encontra descanso e abrigo porque tem comunhão e intimidade com Deus, e não há como Deus não responder a sua oração, pois, Deus o conhece tanto, existe tanta sinceridade nas palavras, que Deus não resiste ao coração quebrantado.

Quando não temos intimidade com o Pai, nós extrapolamos os limites, e as conseqüências disto são conflitos gerados, mágoas, ressentimentos, dor e muito pranto. Estabeleça uma verdadeira comunhão com Deus, descanse a sombra do Altíssimo, não adianta buscarmos em homens um alvo, uma orientação, pois, não há refúgio melhor que o encontrado aos pés do Senhor.

Existem coisas em nossas vidas a qual devemos esperar e buscar no Senhor as respostas. Devemos refletir um pouco mais sobre o que Deus tem pra nós. Também sabemos que passaremos por lutas em nossa jornada, mas precisamos saber diferenciar se o que tem vindo sobre nossas vidas é algo da parte de Deus para nosso crescimento espiritual ou se tem sido conseqüência de decisões e atitudes precipitadas.

Devemos aprender a colocar nossos anseios na presença do Senhor para que possamos descansar à sombra do Altíssimo, mas isto só acontecerá se buscarmos intimidade com Ele, e quando nos tornamos amigos íntimos do Senhor, nós somos capazes de ouvir a sua voz a falar conosco, seremos capas de compreender melhor a palavra que Ele nos deixou, mas se Ele não falar de uma das duas formas, Ele poderá usar um profeta de Deus para falar conosco.

"Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isaías 55 : 6)

A nossa comunhão não pode depender de outras pessoas, nossa comunhão e descanso no Altíssimo só depende de nós mesmos. Pense nisso!!!

Nenhum comentário: