Animação IBESO

Tradutor / Translate

6 de maio de 2011

OBEDECER PARA VENCER

"Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe." (Jonas 1: 17)

Todos nós passamos por muitas lutas, mas existem algumas lutas a qual Deus permite que elas aconteçam na nossa vida para ver nossa atitude se realmente nos manteremos na posição firmes e confiantes Nele.

Quando nós nos deparamos com o gigante que são nossas lutas, nos desesperamos e muitas vezes tais gigantes nos fazem perder as forças e o ânimo para continuarmos de pé e muitos voltam atrás e se desviam da presença do Senhor por não suportar a prova.

Muitas vezes olhamos para o exemplo de Daniel na cova dos leões, se fosse aos dias de hoje e Daniel fosse um de nós, muitos certamente iriam fugir não teriam coragem de encarar os leões.

A tendência é negarmos a fé porque estamos com os olhos no leão, no gigante, na muralha em tudo menos em Deus. Não olhe para a circunstância, olhe apenas para Deus, porque o nosso socorro vem do Senhor, é Ele quem nos dará a vitória, Ele nos conhece desde o ventre de nossa mãe e sabe até onde podemos suportar.

Existem pessoas que simplesmente abandonaram os seus sonhos, simplesmente desistiram de sonhar, ei não se desespere, pois, somente Deus é quem pode realizar o seu sonho, mas para isso, é necessário permanecer na posição o segredo é obedecer.

Quando Deus nos mandar fazer algo é porque Ele já sabe o que irá acontecer se tomarmos a decisão certa, sempre existirão duas alternativas, mas cabe a nós decidirmos o caminho a qual iremos seguir.

Jonas era um profeta, Deus o mandou que ele fosse à cidade de Ninive, mas a escolha que Jonas fez ao comprar sua passagem de barco ele escolheu o caminho oposto ao caminho determinado por Deus.

Sabe o que significa comprar a passagem? Significa escolha, naquele momento Jonas era dono da situação e tinha liberdade para decidir para onde iria.

O que Deus espera de nós é que estejamos atentos para dar ouvidos a Sua voz. Hoje nossos jovens querem tomar as próprias decisões na vida sentimental e querem obrigar a Deus a fazer como eles querem invertendo os papéis. Mas como assim?

Primeiro os jovens namoram, se apaixonam depois eles oram a Deus questionando se o relacionamento é de Deus, muitas vezes o Senhor responde duramente que não é do agrado dele, mas o que fazer se o jovem já está apaixonado? Ele tenta “convencer” a Deus de sua escolha e nesta hora a única coisa que Deus faz é cruzar os braços e deixar aquele jovem seguir no caminho que ele mesmo determinou, pois, está desobedecendo. Com o passar do tempo vem o noivado, depois o casamento e logo este jovem casal descobre que não era bem aquilo que queria, então clamam ao Senhor por misericórdia, pois, estão arrependidos. Compreendem que uma escolha errada pode trazer conseqüências para a vida toda?

Jonas comprou uma passagem para outra direção, entrou no barco e foi para o porão dormir, mas houve uma grande tempestade que estava a ponto de afundar o barco. E onde estava Jonas? Dormindo no porão. E o que isso significa?

Dormir é um momento de descanso e acomodação para nosso corpo é quando nos desligamos dos problemas, de tudo que está a nossa volta. Temos visto “muitos Jonas” dormindo no porão da fé, rodeado de pecados, mentiras, rebeldias vivendo escondidos na capa da “falsa fé”.

Jonas estava acomodado achava que tinha tomado à atitude correta, quando na verdade ele estava cego espiritualmente. Os outros tripulantes do barco estavam desesperados chegaram a lançar a sorte na tentativa de descobrir o culpado por aquela situação. Quanto mais eles lutavam para não naufragarem mais a fúria da tempestade ficava pior. Nesta hora não adianta lutar contra a mão de Deus. Jonas foi descoberto e teve que assumir que toda aquela tempestade era por sua rebeldia com Deus. Deus estava no controle, Ele criou toda aquela situação para abençoar o povo de Ninive.

O que nós podemos aprender com isso? Quando Deus quer nos abençoar, Ele cria situações inusitadas para abençoar o crente.

Não adianta se esconder, pois, Ele conhece a nossa vida, quando nós desistimos da presença de Deus, a tendência é piorar, o melhor é ter paciência, pois, só o Senhor é capaz de mudar uma história. O importante é obedecer para poder vencer o gigante.

Obedecer na bonança é muito fácil, existem pessoas que vivem a benção do “arroz com feijão”, sabe por quê? Se Deus abrir as portas dos céus e derramar bênçãos sem medidas aquela pessoa irá se desviar, e para Deus é melhor o pouco, mas que estejamos na presença Dele.

"Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre." (Salmos 125: 1)

Nós somos como os montes, choramos de dor, mas, Jesus faz rolar as pedras nas nossas vidas hoje, só depende de nós, só depende das nossas escolhas.

Jonas foi lançado ao mar, Deus enviou um grande peixe que o engoliu e foi lá no mais profundo abismo das águas que Deus começou a trabalhar no coração de Jonas e neste abismo foram três dias e três noites. Certamente Jonas orou se humilhou e se arrependeu por ter desobedecido à vontade de Deus.

Conosco muitas vezes é igual, quando nos encontramos no “ventre do peixe” no mais “profundo abismo” é nesta hora que nós clamamos a Deus, é nesta hora que nos humilhamos e nos quebrantamos na presença de Deus e no desespero fazemos votos e Deus em sua infinita misericórdia nos perdoa dos nossos maus caminhos e nos abençoa. Mas quando nós deixamos o “abismo” muitas vezes somo tão ingratos com Deus que deixamos de cumprir nossos votos, deixamos nossa humildade e quebrantamento.

"Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires." (Eclesiastes 5: 4 e 5)

Se nós semearmos a semente de um voto, é necessário regar para que ele possa crescer e gerar frutos ainda maiores para nossas vidas, pois, será o próprio Deus quem dará o devido crescimento na hora certa. Esteja atento a voz de Deus, esteja pronto para cumprir aquilo que o Senhor colocar em seu coração. Jonas recebeu um chamado de Deus, não deu ouvido e pela sua desobediência foi necessário que ele fosse parar no mais profundo abismo, e lá ele se arrependeu e teve uma segunda chance.

Muitas vezes nós padecemos por não ouvirmos a voz de Deus. É melhor obedecer nos manter na posição para alcançarmos a nossa vitória. Pense nisso!!!

CULTO DA VITÓRIA

Evangelista: Lucas

04/05/11

Nenhum comentário: