Animação IBESO

Tradutor / Translate

11 de abril de 2011

A BÊNÇÃO NO 1º DIA NA VIDA DE NOÉ

"E aconteceu que no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra. Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava enxuta. E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca." (Gênesis 8: 13 e 14)

Adão foi obra e criação das mãos do próprio Deus, ele andou com Deus, mas mesmo estando com Deus, ele se sentia só então o Senhor lhe fez cair um profundo sono e fez a mulher a partir de uma costela.

O caráter de ambos era semelhante ao caráter de Deus, porém, mesmo eles andando com Deus, eles acabaram pecando e se escondendo da presença de Deus por ter vergonha do pecado cometido. Todos nós quando estamos andando lado a lado com o Senhor, ao pecarmos uma das primeiras coisas a qual fazemos é querer nos esconder da face de Deus, assim como Adão e Eva fizeram.

Qual a diferença entre nós e o casal Adão e Eva? Eles já foram feitos imagem e semelhança de Deus, ou seja, eles foram criados pelas próprias mãos do Senhor na forma adulta, nós como sementes saímos do ventre de uma mulher, começamos a nossa vida na dependência desta mulher (mãe), e em cada fase de nossa vida nos tornamos dependentes de alguém, até descobrirmos em nós à falta de Deus e nos tornarmos dependentes Dele também.

Para todas as coisas há um tempo determinado para que elas aconteçam, nossa vida que sempre estará em um constante processo de aprendizagem.

Mas, após o pecado de Adão e Eva a Bíblia conta que as gerações que vieram após eles além de terem se afastado da presença de Deus, a cada dia crescia a iniqüidade daquele povo, a tal ponto que Deus se arrependeu de tê-los criado.

"Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito." (Gênesis 6: 6 e 7)

Diante disto, Deus poderia destruir tudo e refazer outra vez, ou quantas vezes mais fossem necessárias. Hoje o Senhor poderia habitar nos mais belos montes, ou no lugar mais rico e mais caro do mundo, mas Ele escolheu fazer das nossas vidas a sua morada Ele poderia ter desistido do nós, mas Ele resolveu investir mais na obra criada por Ele ofertando seu único filho para morrer por nós.

E Noé por ser um homem diferente daquele povo que estava corrompido em pecado, ele conseguiu chamar a atenção de Deus por não ter se corrompido, Deus resolveu dar uma chance a Noé e em todos aqueles que cressem que no grande dilúvio que estava sendo anunciado. Noé obedeceu a Deus e construiu uma arca, ele passou 120 anos nesta construção, e durante todo o tempo, ele esteve a alertar aquele povo sobre o que Deus iria fazer, mas, ninguém lhe deu créditos, todos achavam que ele era doido. Quantos de nós que procuramos estar diante da face de Deus, somos chamados de loucos?

Noé tinha 600 anos quando entrou na arca juntamente com sua esposa, seus três filhos e suas três noras, eles foram os únicos sobreviventes do grande dilúvio por terem ouvido a voz de Deus. Ele conseguiu chamar a atenção de Deus e salvou a família dele.

Como está nossa família? É muito fácil ser crente dentro da igreja, ser amável e gentil com os irmãos dentro da congregação, mas e como está o nosso testemunho quando chegamos em nosso lar? É no nosso lar e em nossa vizinhança que o nosso testemunho falará quem realmente somos. Noé ganhou toda a sua família, e nós? Será que nós estamos querendo ganhar o mundo inteiro, e temos nos esquecido de nossa família?

Durante o período da construção da arca Noé falava com Deus, mas a partir do momento em que as portas da arca foram fechadas por Deus homem nenhum poderia abri-las novamente, pois, a porta que Deus fecha o homem não pode abir. Se as portas tivessem sido fechadas por Noé, talvez em algum momento ele poderia ter aberto a porta da arca para resgatar alguém. Noé não precisou ver o dilúvio para crer na palavra de Deus.

"Bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20: 29 parte B)

A arca passou aproximadamente um ano vagando por sobre as águas, mas durante este período em que aquela família esperava em Deus, aquele relacionamento que fora estabelecido entre Noé e Deus passou por um período de silêncio da parte de Deus.

Há momentos na nossa vida em que Deus se cala no meio da tempestade e nessa hora o que fazer? Nóe, esperou por quase um ano para que pudesse ver a cor do dia e quando a arca repousou sobre o monte ararate e no ano seiscentos e um, no mês primeiro, no primeiro dia do mês, Deus fez secar as águas e aquele ano não seria igual ao anterior que foi um ano inundado pelas chuvas do dilúvio.

Mas então porque Moisés procurou relatar tudo aquilo que aconteceu com Noé e sua família enquanto estavam na arca com tantos detalhes principalmente nas datas? Porque Deus apagou todo o passado pecaminoso daquele povo, assim como hoje Ele tem lançado no mar do esquecimento nossas transgressões quando nos arrependemos de todo coração.

Eis alguns milagres que o Senhor fez de acordo com o tempo que Ele julgou ser necessário para a vida de algumas pessoas:

1 - Lázaro: o Senhor Jesus poderia muito bem curá-lo expressando apenas uma ordem quando Ele tomou conhecimento que seu amigo estava doente, mas Lázaro faleceu, foi sepultado e somente após quatro dias Jesus foi vê-lo para ressuscita-lo;

2 - Josué: orou por sete dias dando voltas em torno das muralhas de Jericó, até que elas vieram a cair;

3 - Jesus: no primeiro dia foi preso, no segundo dia foi morto e cruscificado e no terceiro dia, Ele ressucitou.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3: 1)

Antes do dilúvio, a arca estava sendo construída no chão, encalhada após o término de todo o dilúvio, Noé removeu a tampa da arca e pode ver a luz do dia e deparou-se no topo de um grande monte, conosco não é diferente quando nós estamos passando por problemas nós nos encontramos no chão encalhados, o dilúvio que são os nossos problemas muitas vezes nos levam para um lado para outro nos deixando a deriva, mas quando o dilúvio cessa, muitas vezes nos encontramos no mais altos montes porque esta é a hora a qual Deus nos exalta.

Quando Deus está presente em nossas vidas, se Ele fechar uma porta creia que Ele é capaz de nos permitir arrancar o teto para que possamos enxergar os céus abertos sobre nós, assim como Ele fez com Abraão quando o Senhor disse que ele olhasse para o céu e contasse as estrelas.

Para que possamos contemplar a grandeza de Deus em nossa vida, precisamos olhar para o alto, porque é de lá que virá o nosso socorro. Então não se desespere quando o dilúvio de sua vida tentar te submergir, pois, a mão de Deus está sobre nossa vida e no tempo certo Ele fará cessar a tempestade, e nos colocará em um lugar seguro, basta somente crer.

10/04 /11 Culto de Celebração

Pr. Peterson

Igreja Assembléia de Deus – Barcelona / Madri

A Bênção no 1º Dia na Vida de Noé

Nenhum comentário: