Animação IBESO

Tradutor / Translate

17 de abril de 2011

A NOSSA PRÉ-HISTÓRIA TAMBÉM É IMPORTANTE

"Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade.

E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem da sua turma, Segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso. E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao SENHOR seu Deus." (Lucas 1: 5 a 15)

Lucas receubeu de Deus a incubência de escrever dois livros um leva o seu próprio nome, o outro foi o livro de Atos dos Apóstolos. Ele escreveu ambos os livros para um povo não judeu. Ele não poderia falar do Senhor Jesus, sem antes relatar os fatos que antecederam a sua chegada, ou seja, a sua pré-história.

Zacarias era filho de sacerdotes, naquele tempo para ser sacerdote, era necessário pertencer a uma linhagem sacerdotal. Como costume de todo sacerdote, ele queimava incenso e adorava ao Senhor três vezes ao dia, enquanto ele queimava incenso, o povo ficava do lado de fora do templo enquanto ele glorificava a Deus dentro do templo.

Em suas orações ele clamava para que Deus enviasse ao Messias como também clamava a Deus por um filho, pois, sua mulher não gerava filhos e naquela época uma mulher que não gerava filhos, era motivo de vergonha, os anos passaram e Zacarias e sua esposa Isabel já eram avançados em idade.

Talvez ele já tivesse perdido as esperanças de ter um filho, mas Deus enviou o Anjo Gabriel para que fosse levar a bênção do filho e acabar com a vergonha a qual ele tinha vivido todos aqueles anos.

Mas Zacarias ao receber a notícia de que teria um filho, ele duvidou e como conseqüência de sua dúvida o Anjo disse que ele ficaria até o dia do nascimento do menino sem poder falar, ou seja, testemunhar aquela experiência a qual havia passado e da grande benção de Deus na vida daquele casal.

Para Deus a nossa pré-história também é muito importante, mas porque? Antes de nós nascermos aconteceram fatos de suma importância, para sermos o que somos hoje, houve uma história antes.

Imagine as pessoas que nasceram depois da ditadura, da segunda guerra mundial, do atentado de onze de setembro, enfim foram fatos que tiveram relação direta para a vida de algumas pessoas. Nossa história é escrita por Deus a partir de fatos e acontecimentos.

Pessoas dizem que são rebeldes por causa de um tio ou avô que tinham atitudes parecidas, isto se dá devido a uma coisa chamada maldição hereditária quando conhecemos a Jesus, Ele pega nossas vidas para lapidar e transformar não importando quem fomos mas Ele irá transformar, quando alguém nos encontrar irá contemplar a diferença de estado, pois, a partir daquele desta transformação a nossa linhagem terá uma história diferente, pois, o elo com o passado amaldiçoado foi quebrado.

Por isso Lucas contextualiza a vida de João, porque o contexto de sua vida era simples, de pessoas simples. Talvez na sua vida você traga marcas de um passado, mas isso poderá ser mudado por Deus, o seu passado não pode interferir e prejudicar a sua comunhão com Deus, por esta razão Deus molda e transforma.

Circunstâncias não podem determinar nossa história, não importa o que você tem sofrido, Deus está tecendo a sua nova história, porque o que aconteceu no passado não pode interferir na sua vida.

Com tudo isso aprendemos que os pais de João eram justos diante de Deus, mas isso não significou que eles estariam imunes as dificuldades.

"E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor." (Lucas 1: 6)

Casal justo, família justa, mas mesmo assim passaram à vida sendo humilhados debaixo da vergonha de não terem um filho. Isabel e Zacarias passaram à vida toda na vergonha de não terem filhos mesmo andando nos preceitos do Senhor. Ser justo não nos isenta de passar por problemas e dificuldades.

Deus mandou que Ezequiel pregasse o evangelho, mas o adivertiu que logo no início de seu ministério ele não teria credibilidade, Ezequiel quis questionar a Deus, para que ele fosse pregar apenas no tempo certo, mas Deus disse ide.

Não há como explicar a esterilidade do sucesso, muitas vezes quanto mais oramos não vemos resultado. Às vezes precisamos passar por lutas, às vezes nos perguntamos se Deus não está ouvindo a nossa oração, mas meu irmão eu posso lhe garantir que sim e no tempo certo Ele irá lhe responder.

A bênção de Zacarias chegou em um dia comum que ele nem esperava, ele estava no templo todos os dias orando. Uma família para ser abençoada tem quer ser fiel, trabalhe na obra não importa a circunstância, não largue o seu ministério por causa das lutas. Zacarias estava em meio a prova, mas ele não deixou a presença de Deus, ele foi firme e constante.

Fidelidade e constância são os dois pilares de um crente. Crente seja fiel, pois, só assim Deus move os céus. As vezes a bênção não vem por falta de um dos dois pilares as vezes tem fidelidade, mas não tem constância ou vice verça.

A bênção que estamos esperando na nossa vida, antes de ser nosso desejo era um propósito de Deus. Zacarias queria sair da vergonha da vida dele, mas o propósito de Deus era usar o filho dele para que ele preparasse o povo apregoando a vinda de Jesus. É assim que Deus trabalha. Creia que na hora certa o seu milagre vai chegar.

EBD – Escola Bíblica Dominical

A NOSSA PRÉ-HISTÓRIA TAMBÉM É IMPORTANTE

Pr. DÁRIO / CALDAS NOVAS - GO 17/04/11

Um comentário:

sueli.rodrigues28 disse...

Eu vejo na história de Zacarias um grande aprendizado para nós os cristãos, pois sendo já avançado em idade e ainda não tendo filhos; o que provavelmente lhe causava grandes frustações,nunca desistiu do seu chamado ministerial. e lá estava ele "no templo" cumprindo o seu sacerdocio, talvez o seu coração não imaginava que o Senhor naquele dia lhe reservava uma grande e milagrosa alegria, infinitamente maior do sonhara o seu coração. É assim que o Senhor faz,no momento certo e na hora exata "Ele" chega na vida de um servo fiel e diz, eu sou o Senhor que te dá vitórias, calo a boca aos teus inimigos e alegro o teu coração. E João o filho tão esperado chega e muda a história de Zacarias, sua mulher e de todo um povo. O grande segredo é se manter firme com o Senhor, não desistir em meio as lutas, tendo a certeza que na hora certa o nosso milagre vai chegar e com ele grandes mudanças para a nossa vida. Zacarias estava no melhor lugar,"lugar da benção".

ass: Sueli Rodrigues