Animação IBESO

Tradutor / Translate

7 de abril de 2011

ESCREVENDO UMA NOVA HISTÓRIA

"Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos." (Ezequiel 37: 1)

Para escrever uma nova história, é preciso passar pelo vale. Você quer escrever uma nova história, analise a vida de cada profeta, e veja que a vida deles não foi fácil, por diversos momentos a fé deles foi provada, por diversos momentos eles estiveram no vale, mas cada um deles sabia quem de fato era Deus, e isto fez a diferença na vida de cada um.

Paulo e Silas estavam na cidade de Felipos onde estavam a pregar as boas novas do Evangelho, por alguns dias eles foram “surpreendidos” por uma jovem que estava possuída por um espírito de adivinhação e que por este “dom” seus senhores obtinham lucros, então Paulo voltou-se e repreendeu o espírito em nome de Jesus e este se retirou imediatamente da vida daquela jovem, porém, os patrões daquela jovem viram que não obteriam mais lucros pelas suas adivinhações e fez com que a multidão os açoitasse e fossem presos.

Com isso vemos que quando estamos na obra fazendo a vontade do Pai, o inimigo sempre irá se levantar contra nós para nos fazer desistir, mas Paulo e Silas sabiam muito bem quem era Deus e mesmo estando presos, por volta da meia-noite eles oraram e louvaram ao Senhor. A oração e o louvor daqueles homens tocaram o coração de Deus, e as paredes da prisão vieram a ruir devido a um grande terremoto, libertando-os da prisão. (Ler Atos 16)

Vimos que Paulo e Silas passaram pelo vale, mas no momento em que eles oraram e louvaram ao Senhor, o Senhor logo veio em favor deles para os tirar da prisão. A mão do Senhor não está encolhida, e seus ouvidos não estão tapados de modo que não possa nos ouvir, precisamos entender de onde vem o nosso socorro.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiastes 3: 1)

Precisamos entender que muitas vezes nós desejamos uma resposta de Deus, mas para todas as coisas existe um tempo determinado para que elas venham a acontecer em nossas vidas, o que não podemos fazer é desistir de nossos sonhos, é preciso estar na posição para vermos em nossas vidas a promessa de Deus se cumprir, quem tem que desistir é o inimigo, pois, ele sabe que os dias dele estão contados e que em Cristo somos mais que vencedores, nós somos filhos de Deus somos os únicos que entramos na batalha com a vitória decretada, precisamos tomar posse das promessas do Senhor para nossas vidas.

O profeta Eliseu foi procurado por uma viúva, dizendo-lhe que seu falecido esposo era servo do Senhor, mas havia falecido e deixado muitas dívidas, como ela não tinha como quitar as dívidas seus dois filhos seriam levados como escravos como pagamento da dívida. Veja que vale aquela mulher estava enfrentando, além de ter que suportar a dor da perda de seu marido, ela ainda estava sob a ameaça de perder seus filhos. Mas o que fez a diferença na vida daquela mulher foi que ela teve a atitude de falar com um homem de Deus, ela poderia ter ido se lamentar com a vizinha, mas ela sendo uma serva de Deus foi procurar socorro em quem poderia lhe dar uma palavra de vida.

Então o profeta Eliseu a questionou o que ela tinha em casa, ela disse que apenas um pouco de azeite. Então o profeta Eliseu a orientou a pedir em prestado todas as vasilhas que encontrasse, se trancasse em seu quarto e derramasse o azeite na vasilha e assim ela fez. O azeite só parou de jorrar quando as vasilhas acabaram, então Eliseu disse a ela que vendesse e o azeite pagasse as dívidas e vivesse com aquilo que sobrasse. (Ler II Reis capítulo 4)

Aquela mulher poderia ter se entregado diante daquele vale, mas ela preferiu escrever uma nova história confiando e sendo obediente as instruções do profeta. E hoje, será que temos dado ouvidos a voz de Deus? Quando Deus nos leva a caminhar pelo vale, qual a direção temos seguido?

José foi um jovem sonhador, ele sonhava os sonhos de Deus, mas seus irmãos não compreenderam o mistério que Deus tinha com ele e com inveja o venderam como escravo, e aqui teve início todo o vale a qual José iria passar até se tornar governador e ser exaltado no meio de seu povo. Ele como escravo na casa de Potifar foi assediado por sua esposa, mas o seu alvo era Deus, o temor que havia em seu coração e assim ele soube resistir ao assédio, mas mesmo assim foi caluniado pela mulher de Potifar, indo parar na prisão. O perído a qual José passou na casa de Potifar foi um período a qual Deus estava preparando ele para que ele aprendesse a ser um bom administrador, na prisão, ele foi preparado a se manter na dificuldade e nas muitas privações. Embora ele estivesse no vale, Deus o usou como vaso de honra para interpretar sonhos e ter seu nome reconhecido, e esta fama foi parar nos ouvidos de Faraó sendo assim chamado por Faraó para que interpretasse um sonho. Diante da interpretação dada, Faraó não quis perder a grande chance de torná-lo seu administrador e ocriou um cargo de governador só para ele. (Ler Gênesis capítulo 37 ao 47 para acompanhar toda a trajetória de José)

Para que José alcançasse o lugar de honra que estava nos planos de Deus foi necessário que José passasse por todo esse vale para ser exaltado na hora certa.

Hoje nossas lutas são diversas, encontramos muitas dificuldades, muitas pessoas a nossa volta muitas vezes nos diz que não vamos conseguir, que é melhor desistir se acomodar porque a história não mudará, ou dizem que o que está ruim ainda poderá piorar. Mas se Paulo e Silas, a viúva e José tivessem desistido, olhado para trás, certamente não teriam escrito uma nova história para suas vidas. Tudo o que nós precisamos é ter uma fé ainda que pequena, e nos manter na posição, pois, no tempo certo, o Senhor nos exaltará.

"Porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível." (Mateus 17: 20)

Muitas vezes para escrevermos uma nova história é preciso esperar no tempo de Deus, pois, Ele vai fazer, é só esperar.

"Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Salmos 40: 1)

Mas muitos não têm paciência, não querem esperar no Senhor e acabam se desesperando e desistem por pensarem que Deus se esqueceu delas, e que são incapazes de conquistar algo.

Para escrever uma nova história é necessário crer que o Senhor é poderoso para mudar qualquer situação e passar pelo vale, e ter a certeza que ele pode até passar pelo vale, mas que não permanecerá nele. Creia nisso!

6ª Semana da Campanha: “Escrevendo uma Nova História” 06/04/2011

Escrevendo uma Nova História

Preletor: Pr. Sardinha - Igreja Assembléia de Deus

.

Um comentário:

sueli.rodrigues28 disse...

nós escrevemos uma nova história quando assumimos o nosso lugar em Deus,tomamos posição quanto ao nosso chamado e negamos a nós mesmos por amor ao senhor, todos aqueles que obteram vitórias em meio as lutas, provações, perseguições e privações, foram fíeis ao Senhor independente das circunstâncias em que se encontravam, "o segredo é ser fiel", obedecer acima de tudo,viver á palavra, e deixar de ser só mais um ouvinte ou pregador, passar a ser um praticante e .
ass: Sueli Rodrigues