Translate

10 de março de 2011

BUSCAI AO SENHOR

“Sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em toda a Judá. E Judá se ajuntou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR. Então veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe; E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. ” (II Crônicas 20: 1 a 4, 14 e 15)

Se analisarmos a história do rei Josafá, veremos que ele andou nos caminhos trilhados por Deus, procurou por em ordem a casa de Deus, levou a toda Judá a buscar a face do Senhor continuamente. Josafá foi chamado para levantar aquele povo a exortar a presença de Deus fazendo a diferença no seu tempo.

Todos nós temos um chamado diante de Deus, nós fomos chamados para ser sal da terra e luz do mundo, mas se a nossa luz está apagada isso significa que está faltando à presença de Deus em nossas vidas.

A parábola das dez virgens nos mostra isso, pois, cinco eram prudentes em sua lâmpada não faltava azeite, eram mulheres de virtude que davam ouvidos a voz de Deus, andavam nos caminhos retos e aplainados, porém, existiam outras cinco virgens que certamente ouviram a mesma palavra, mas não tiveram o mesmo zelo, comprometimento e intimidade com Deus, quem sabe era como muitos crentes que vão à igreja quando querem, demonstram através das aparências que são crentes, mas na verdade em seu íntimo enganam a si mesmos. No tempo determinado quando o noivo veio a buscar a sua noiva, as cinco virgens prudentes seguiram com seu noivo, porém as cinco imprudentes como não estavam preparadas, foram deixadas para trás. Que nós não sejamos como este exemplo das imprudentes, mas que sejamos crentes vigilantes a todo o tempo, cheios do Espírito Santo de Deus.

Josafá era um homem cheio da presença de Deus, mas mesmo assim ele sentiu medo daquela situação a qual lhe foi exposta, ele teve medo porque ele era um ser humano dotado de carne e emoções. Apesar disso, Josafá através de algumas atitudes mudou a história daquele povo. Através do testemunho de Josafá nós aprendemos três princípios:

1º Princípio Buscar a presença de Deus

Josafá temeu sim, mas ele foi buscar a presença do Senhor, e apregoar um jejum em toda a Judá. E nós, temos procedido de que maneira diante das dificuldades? Quantas vezes nós procuramos buscar a face do Senhor para Lhe pedir uma direção, ou até mesmo forças para seguir nossa jornada?

Talvez em nossas vidas, existam conflitos, dificuldades, contendas, ou quem sabe estejamos na bonança, na graça de Deus, mas em algum momento o inimigo se levantará contra nós, ele irá tentar nos fazer retroceder e voltar para o Egito. Nesta hora o que faremos? Desesperar-nos e esperar as coisas acontecerem ou buscar a face do Senhor? A escolha sempre estará em nossas mãos, cabe a nós fazer a escolha certa, Josafá escolheu buscar a face do Senhor.

Muitas vezes para buscarmos a face do Senhor precisamos nos humilhar como fez aquela mulher cananéia (Mateus 15: 21 a 28), que foi ao encontro do Senhor Jesus clamando por misericórdia, pois, sua filha estava endemoninhada, mas o Senhor foi duro em sua resposta ao dizer que não havia sido enviado aos gentios mas para os filhos de Israel, mas ela não se conformou com sua resposta e humilhou-se um pouco mais clamando por socorro, e mais uma vez o Senhor foi duro ao dizer que não era certo deixar de alimentar aos filhos para alimentar os cachorros, certamente muitos ao ouvir isto, desistiriam, mas aquela mulher estava convicta que só o Senhor era a solução para o seu problema e humilhou-se um pouco mais dizendo que até os cachorrinhos comiam das migalhas que caiam da mesa de seus donos, o Senhor viu naquela mulher uma fé tamanha, e abençôo aquela mulher.

Precisamos compreender que quem quer escrever uma nova história, é preciso estar aos pés do Senhor, Ele quer mudar, Ele pode mudar basta que sejamos firmes e perseverantes na fé.

2º Princípio Buscar ao Senhor em consagração

A bíblia nos relata a história da cura de um lunático (Mt. 17: 14 – 21), onde o pai daquele jovem procurou aos discípulos, pois, seu filho era lunático e aspirava cuidados, mas os discípulos nada puderam fazer para curar aquele jovem, aquele homem precisava de uma solução então o Senhor Jesus os chamou de geração incrédula e pediu que levassem aquele jovem para que fosse liberto daquele mal. Depois disto os discípulos o questionaram, porque eles mesmos não haviam conseguido expulsar aquele demônio, então o Senhor Jesus lhes disse que existem castas de demônios que só saem mediante jejum e oração.

Irmãos, não será em uma pizzaria ou em uma churrascaria que conseguiremos ter a unção de Deus em nossas vidas, mas será com jejum e oração, o Senhor nos deu autoridade sobre os demônios mas se esta autoridade não está sobre as nossas vidas, é hora de buscá-la.

3º Princípio pedir socorro a Deus diante da crise

Josafá buscou socorro no Senhor expondo a Ele suas limitações e reconhecendo os grandes feitos que o Senhor fizera no passado, demonstrando que aquela situação não era nada diante do Seu infinito poder.

Quando aquele povo se humilhou, o Espírito Santo de Deus desceu sobre aquele povo. Se nós usarmos as mesmas armas que Josafá e Judá usaram, seremos capazes de vencer nossos inimigos. Toda a Judá estava reunida de pé em um só propósito diante do Senhor, hoje nos reunimos na casa do Senhor, todos nós somos povo do Senhor em busca de Sua face.

Em volta de Josafá e Judá, estavam os inimigos. Em nosso derredor estão nossos inimigos, porém ao nosso redor estão os anjos do Senhor. Só o Senhor pode mudar a nossa história, Deus está conosco no nosso caminhar, mas a busca e a santificação dependem de cada um de nós, depende da nossa atitude de nos dobrar, nos humilhar diante da face do Senhor, quando fizermos isso, o Senhor nos capacitará a escrever uma nova história. Busque a face do Senhor com sinceridade, jejum e louvores a ele, seja um verdadeiro adorador.

Depois que aquele povo se prostrou e se humilhou diante da face do Senhor, o Espírito Santo de Deus foi derramado no meio daquela congregação. Hoje aquele que busca, que ora certamente estará cheio do Espírito Santo de Deus, pois, o nosso corpo é templo e morada do Espírito Santo de Deus, devemos nos manter firmes, constantes cuidando deste templo que é o nosso corpo.

Quem eram aqueles homens? Eram homens consagrados e separados por esta razão o Espírito de Deus foi derramado naquele lugar e o Senhor além de enchê-los com Seu Espírito, lhes trouxe a resposta da oração, tranqüilizando aquele povo dizendo: “... Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.” (II Crônicas 20: 15 parte B)

Muitos de nós pensamos a, mas o Pastor não conhece a minha vida e por essa razão é fácil falar, mas uma coisa é certa se nós tomarmos uma posição diante do Senhor e utilizarmos as três armas que Josafá usou conforme já exposto, o Espírito Santo de Deus descerá sobre nossas vidas e pelejará por nós.

A peleja não é nossa, mas é do Senhor, só poderemos triunfar diante dos nossos inimigos quando estivermos alicerçados com o Senhor, mantendo comunhão com Ele, então veremos nossos inimigos serem destruídos por Deus, a vitória já é nossa, pois, com o Senhor somos mais que vencedores. Tome posse meu irmão desta palavra.

3ª Semana da Campanha: “A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA SERÁ MAIOR QUE A DA PRIMEIRA” 09/03/2011

Preletor: Pr. Jorge Igreja Assembléia de Deus - ADET

Nenhum comentário: