Translate

21 de fevereiro de 2011

EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA

"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus; Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus; Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra; E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2: 5 a 11)

A fé vem pelo ouvir e a palavra de Deus, à medida que vamos dando espaço para Deus passamos a ouvir a voz do Espírito Santo de Deus, Ele vai nos orientando e a partir daí nós começamos a ter experiências com Deus através da obediência. Há um grande conflito de muitas pessoas por não entenderem os propósitos de Deus, tais pessoas estão perdidas e sem visão.

Jesus foi um grande exemplo de obediência, pois, Ele mesmo sendo Deus, esvaziou-se de si mesmo, de toda a Sua glória e se humilhou tornando-se obediente até a morte e não foi qualquer morte, foi morte de cruz.

Ele recebeu uma ordem, morrer em prol da humanidade que estava perdida em meio a tanto pecado. Quando Ele estava orando no Getsemani naquela ora Ele poderia desistir de tudo e nem por isso Ele deixaria de ser Deus, ninguém poderia questioná-lo, Ele é Deus e soberano, mas, Ele fez cumprir a vontade do Pai.

"E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres." (Mateus 26: 39)

Não adianta jejuar e orar se não formos obedientes, muitas pessoas pensam que através de sacrifícios tolos poderão barganhar com Deus alguma benção, mas não é isso que o Senhor espera de nós o que Ele espera de nós é que sejamos obedientes e sinceros na presença Dele.

Nós falamos muito em obediência, mas muitos não conseguem viver isso, Deus trocou o ato do sacrifício no antigo testamento pela obediência de Jesus no novo testamento, abrindo o caminho para que o homem se aproximasse de Deus.

No ministério de Jesus a maior parte do tempo Ele esteve a ensinar o povo a obedecer a Deus. Hoje vemos as igrejas ensinando teorias de cura, prosperidade e estão perdendo a verdadeira identidade de Cristo. Nós devemos ser sinceros e colocar a mão na consciência e analisar nossas atitudes, pois, naquele grande dia o Senhor irá julgar a todos nós.

Quando obedecemos à palavra de Deus estamos edificando nossas vidas, aquele que obedece pode vir os ventos que vierem, mas ele não se iludirá, pois, ele está firmado em Jesus, ele vive em novidade de vida, ainda que venha a tempestade contra nossas vidas.

"E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;" (Mateus 7: 24 e 25)

Quando nós fazemos à vontade do Pai, Ele é quem nos justifica diante de nossos inimigos, somos considerados o sal da terra e luz deste mundo, ou seja, nós somos e fazemos à diferença neste mundo.

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;” (Mateus 5: 14 e 15)

A obediência nos leva a amar o próximo, mas existem pessoas que são difíceis, sendo necessário muita oração, se nós estamos seguindo a Deus, é necessário que sejamos submissos a sua vontade obedecendo a sua palavra.

Precisamos orar por aqueles que nos perseguem isso é obediência, para nós amarmos as pessoas que fazem parte da nossa vida é muito fácil, pois, já estão inseridos em um cenário muito familiar, e neste caso não faz a menor diferença. Seja um cristão verdadeiro, se preciso for engula até sapos.

"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." (Provérbios 17: 17)

Paulo afirma que devemos levar o fardo uns dos outros, este é um princípio de obediência. Jesus andou com os doze apóstolos cada um tinha seus defeitos, qualidades e características, mas nem por isso ele tentou mudar o caráter de cada um impondo a sua vontade.

"Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos." (Zacarias 4: 6 parte b)

Existem pessoas que dizem: “eu nasci assim e vou morrer assim”, outras pessoas dizem: “se Deus não me mudar...”, irmãos precisamos entender que Deus nos deu o livre arbítrio e aquilo que é dever nosso de fazer, Deus não fará por nós, Ele só entrará em nossa causa, quando esta for impossível aos nossos olhos, mas até para isso existe a condição de que devemos apresentar em oração, o caminho é estreito é necessário abrir mão do velho homem obedecendo e se humilhando diante de Deus.

Outro exemplo de obediência é a solidariedade para com o nosso próximo, ajudá-lo sem querer nada em troca, sem querer se aparecer mostrando a todos que foi você quem ajudou o fulano e que se ele está de pé, é porque você o ajudou. O que nós fizermos tem que ser com amor e por amor, se possível for ajude em oculto, não queira a glória de algum feito, pois, o único digno de toda a honra e toda a glória é o Senhor.

"GUARDAI-VOS de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;" (Mateus 6: 1 a 3)

Em nossa vida devemos ter apenas um Senhor, um único Deus, Deus não divide a sua glória com ninguém. Mas em nosso meio existem muitas pessoas que tem feito de deus, outros deuses. Mas como assim?

Por exemplo: auando a pessoa possui um relacionamento, e que este acaba, para ela a sua vida está acabada, ela sente-se só, vazia. Mas porque tudo isso, porque o coração dela, não estava no Senhor, mas sim, no companheiro (a) e isso é colocar outro deus no lugar do grande Deus.

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6: 21)

O nosso verdadeiro tesouro está nos céus, onde estiver o seu coração ali, estará o seu tesouro, as pessoas têm se tornado muito egoístas e materialistas. Muitos quando entram na presença do Senhor querem fazer barganhas com Deus pedem algo oferecendo outra coisa em troca. Muitos de nós só queremos nos envolver com algo que nos interessa que nos dará algum retorno, e se este for financeiro melhor ainda.

Existem situações em nossas vidas que muitas vezes deixamos Deus de lado, e desejamos viver aquilo que nos dá prazer, vontade. Precisamos reavaliar nossas vidas e descobrir verdadeiramente quem é, e quem tem sido Deus em nossas vidas.

"Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." (I Samuel 15: 22 parte b)

Para obtermos o favor de Deus em nossas vidas e necessário esforço, é melhor obedecer do que sacrificar, muitas vezes perecemos por não darmos ouvidos a voz de Deus e depois queremos culpá-Lo por nossos fracassos e frustrações. Está na hora de mudarmos nossos conceitos e dar mais ouvidos a voz de Deus. Pense nisso!

20/02/11 Culto de Celebração

Pr. Cláudio

Exemplo de Obediência

Nenhum comentário: